Alerta APK Falso CA Mobile Empresas

Novembro 2024

A segurança começa por compreender como os programadores recolhem e partilham os seus dados.

As práticas de privacidade e segurança dos dados podem variar consoante a sua utilização, região e idade. O programador fornece estas informações e pode actualizá-las ao longo do tempo.

O trojan bancário "ToxicPanda" foi recentemente detectado em vários países e Portugal é o segundo da Europa mais afectado. A Cleafy Intelligence identificou, no final de Outubro, um malware que afecta dispositivos Android, com o objectivo de realizar transacções bancárias fraudulentas para roubar dinheiro da vítima.

O trojan "ToxicPanda" tem atingido vários países, incluindo Portugal, o segundo mais afectado na Europa. Este malware foca-se em dispositivos Android e realiza transacções bancárias fraudulentas sem o conhecimento da vítima. Uma vez instalado, consegue capturar dados e controlar à distância o dispositivo sem que a pessoa suspeite.

O vírus chega aos telemóveis bem disfarçado. Começa a ser distribuído principalmente através de apps falsas, que imitam as aplicações verdadeiras, e que são disponibilizados em lojas de aplicativos não oficiais ou através de links de download em sites suspeitos e redes sociais, incentivando o utilizador a baixá-los sem saber do risco.

Uma vez instalado, o ToxicPanda aproveita-se dos serviços de acessibilidade do Android para obter permissões, manipular entradas do utilizador e capturar dados de outras aplicações. Assim, para além do atacante conseguir recolher informação, tem a possibilidade de controlar à distância o dispositivo infectado. Desta forma, o criminoso consegue facilmente fazer transferências de dinheiro sem a vítima perceber.

Esteja atento. Proteja o acesso aos seus serviços digitais.
Em caso de dúvida, contacte de imediato a sua Agência CA ou Linha Directa
.

 

Fonte: Segurança de Canais