Abril de 2024
Alerta-se para a utilização indevida de mensagens que estão a ser remetidas pelas redes sociais e whatsapp, para ofertas de emprego – visualização de páginas em redes sociais, ou investimentos – em nome de marcas credíveis, muitas vezes seguidas de contactos telefónicos. Trata-se de esquemas fraudulentos que visam recolher dados pessoais e bancários, para uso ilícito.
Alertamos para os exemplos infra e informamos que os bancos são alheios a estas situações. Esteja atento!
São realizadas através de repetidas chamadas de números desconhecidos, ou anúncios nas redes sociais, com promessas de investimento seguro, retorno garantido e lucros elevados.
Atenção:
- Esteja atento a este tipo de esquemas;
- Desligue contactos desconhecidas sobre investimentos;
- NUNCA descarregue aplicações de investimento a pedido de terceiros;
- NUNCA permita que terceiros tenham acesso remoto ao(s) seu(s) equipamentos;
- NUNCA responda a e-mails, nem a mensagens SMS a pedir informações financeiras ou pessoais;
- NUNCA aceda a links ou anexos contidos nos e-mails, e SMS que receber;
- NUNCA partilhe informações pessoais e financeiras com terceiros;
- NUNCA partilhe os seus códigos de acesso aos Canais Digitais (CA Online / CA Mobile);
- NUNCA dê os códigos de autorização para validar / cancelar transacções. Lembre-se que estes códigos são pessoais e intransmissíveis.
Esta burla ocorre quando os criminosos oferecem vagas de emprego, com remuneração diária, seja por redes sociais, mensagens anónimas, chamadas telefónicas ou em sites, utilizando nomes de empresas fidedignas no mercado.
Nestas situações os burlões apresentam-se falsamente como “gestores financeiros”, ou “directores”, oferecem oportunidades de emprego que não existem, com vista a obterem dados bancários e informação pessoal e confidencial, para posterior utilização fraudulenta.
O contacto é feito normalmente por Linkedin, WhatsApp, Facebook, Telegram, Tik Tok, Instagram, Spotify, ou outras empresas e marcas conhecidas.
Suspeite de ofertas de trabalho que antes não procurou e de contactos de números desconhecidos, com promessas de salários acima da média, flexibilidade e oportunidades de crescimento na carreira imperdíveis.
Não efectue qualquer pagamento para que a sua candidatura seja “processada / aceite”. Antes de responder a qualquer oferta de trabalho pesquise na internet, a empresa, e pergunte-lhes se o tentaram contactar.
Se tal ocorrer informe de imediato o seu banco.
Fonte: Segurança de Canais