O que é a funcionalidade SPIN?
O SPIN - Identificador para Derivação de Conta é uma funcionalidade de identificador para derivação da conta que permite aos utilizadores, iniciarem transferências, a crédito e imediatas, indicando o número de identificação de pessoa colectiva (NIPC).
Objectivo:
Este novo sistema tem como objectivo facilitar e agilizar as transferências bancárias, tornando o processo mais intuitivo e eficiente.
Em que canais será disponibilizado?
Esta funcionalidade estará disponível na App CA Mobile, CA Online e nas Agências CA.
Vantagens:
Uma das grandes vantagens do SPIN é a forma como os utilizadores podem iniciar transferências de modo rápido e seguro. Ao invés de utilizar o IBAN, é possível com este sistema fazer transferências apenas com o número de telemóvel ou com o NIPC do beneficiário, facilitando assim a identificação da conta de destino.
Para o utilizador efectuar transferências usando o serviço SPIN, não precisa de aderir ao serviço. No entanto, se quiser receber transferências através de método, terá de fazer a adesão através da App.
Como associar o SPIN a uma conta?
O SPIN é disponibilizado pelo Banco de Portugal
Esta solução será facultada aos utilizadores, sem custos, nos diferentes canais e permitirá realizar transferências de forma mais simples e conveniente.
Banco de Portugal apresenta o SPIN
Conheça a funcionalidade que torna as transferências ainda mais seguras
Quem pode utilizar o SPIN?
O SPIN pode ser usado por todos os utilizadores de serviços de pagamento, pessoas singulares ou coletivas, que detenham uma conta de pagamento num prestador de serviços de pagamento estabelecido em Portugal que participe no subsistema de transferências imediatas e/ou na vertente SEPA do subsistema das transferências a crédito do Sistema de Compensação Interbancária (SICOI).
Não podem utilizar esta funcionalidade os clientes de prestadores de serviços de pagamento estabelecidos em Portugal que não participem nos referidos subsistemas, bem como os clientes de sucursais de prestadores de serviços de pagamento nacionais que estejam estabelecidas fora de Portugal (mesmo que participem no SICOI).
Pode consultar aqui a lista de prestadores de serviços de pagamento que disponibilizam esta funcionalidade.
O utilizador de serviços de pagamento tem de associar o seu número de telefone ou NIPC ao SPIN para receber transferências através desta funcionalidade?
Sim. O utilizador de serviços de pagamento só poderá ser beneficiário de transferências, a crédito e imediatas, iniciadas com recurso ao SPIN — isto é, em que o ordenante inicia a operação utilizando o número de telemóvel ou o NIPC do beneficiário — se este tiver procedido, anteriormente, junto do seu prestador de serviços de pagamento, à associação do identificador (número de telemóvel/NIPC) ao IBAN da conta de pagamento na qual pretende receber os fundos.
No caso de utilizadores particulares, o número de telemóvel a utilizar como identificador deverá ser o mesmo que está registado e certificado junto do prestador de serviços de pagamento, designadamente, para efeitos de autenticação forte do cliente. Este requisito tem como objetivo reforçar a segurança do SPIN, minimizando, por exemplo, eventuais situações de erro na introdução do identificador ou de fraude.
Para mais informações, consulte a pergunta frequente — “Como proceder para receber transferências através do SPIN?”.
É possível associar o mesmo identificador (número de telemóvel e/ou NIPC) a mais do que um IBAN?
Não. O funcionamento do SPIN pressupõe que, em cada momento, um determinado identificador do utilizador (número de telemóvel/NIPC) apenas possa estar associado a um identificador da conta de pagamento (IBAN).