CA Tesouraria
Para que o foco seja o seu negócio.
Escolha a solução que encaixa bem no seu negócio e que dá mais disponibilidade a si e à tesouraria da sua empresa.
Vantagens em caixa para Clientes e Fornecedores.
Características
O CA Tesouraria é uma solução financeira que, mediante a prévia contratação de um Limite de Crédito, permite:
Ao Cliente CA:
- Fazer o Agendamento de Pagamento de facturas a prazo, com garantia de pagamento do CA, ao abrigo do Limite de Crédito CA Tesouraria.
- Fazer o Adiantamento de facturas por si emitidas, garantindo o recebimento imediato das mesmas, com total flexibilidade e menos custos.
Ao beneficiário/vendedor (Cliente CA ou não):
- Antecipar o pagamento da factura por si emitida ou simplesmente aguardar pelo seu pagamento, na data de vencimento.
Os pedidos de Agendamento de Pagamento de facturas podem ser cancelados até 5 dias de calendário a contar da data do pedido.
Os pedidos de antecipação de facturas somente poderão ocorrer decorridos os 5 dias de calendário, referidos no ponto anterior.
As facturas não podem ter uma data de vencimento superior a 120 dias.
Como Utilizar a Solução
1. Agendamento do Pagamento de Facturas:
- O Limite CA Tesouraria disponível é movimentado sempre que o Cliente CA Tesouraria introduza o agendamento do pagamento de uma factura a um Fornecedor/Vendedor no menu CA Tesouraria do CA Online;
- Não é possível efectuar um agendamento de uma factura com valor superior ao Limite CA Tesouraria disponível no momento de tentativa de agendamento;
- O Limite CA Tesouraria ficará cativo pelo valor da factura, até à data de liquidação. O Limite de Crédito CA Tesouraria, não permite ultrapassagens ao limite de crédito contratualizado;
- A Comissão de Agendamento CA Tesouraria é debitada em fim de dia na D.O. do Cliente associada ao Limite CA Tesouraria;
- Após o agendamento é enviado um email para o Beneficiário (Fornecedor/Vendedor) e em simultâneo para o Cliente CA Tesouraria (Comprador), a informar que o CA garante o pagamento e que, caso entenda, tem a possibilidade de solicitar a antecipação do valor;
- Em início do dia seguinte é enviado um SMS ao Beneficiário (Fornecedor/Vendedor), caso o Cliente CA Tesouraria Comprador tenha carregado o número de telemóvel no pedido de agendamento;
- Na data de vencimento da factura e mediante saldo D.O. disponível a factura é liquidada, em final de dia, sendo o valor da factura liquidada disponibilizado no limite CA Tesouraria. Caso não exista, na data de vencimento da factura, saldo disponível na D.O, o limite CA Tesouraria é utilizado (libertando o cativo que foi criado na data do agendamento).
2. Adiantamento do Recebimento de Facturas:
- Quando o Cliente CA Tesouraria (Fornecedor/Vendedor) insere um pedido de adiantamento de uma factura emitida a um cliente seu no CA Online é utilizado o Limite CA Tesouraria;
- É creditada a conta D.O. do Cliente associada ao Limite CA Tesouraria pelo montante da factura e debitada a Comissão de Adiantamento CA Tesouraria;
- Na continuidade é enviada uma notificação por email e/ou SMS para o Cliente comprador do nosso Cliente Fornecedor/Vendedor a informar da possibilidade de efectuar um agendamento de pagamento daquela factura se aderir à solução CA Tesouraria;
- Após a concretização da operação o Cliente CA Tesouraria Fornecedor/Vendedor recebe um email informando que foi efectuado o adiantamento para a sua conta D.O.;
- Na data de vencimento da factura o sistema debita a conta D.O. do Cliente e credita o limite CA Tesouraria pelo valor da factura. Caso a conta D.O. do Cliente não tenha saldo disponível para o pagamento da totalidade da factura, o sistema vai tentar liquidar este valor diariamente até conseguir cobrar.
3. Antecipação do Recebimento de Facturas:
Sempre que o Fornecedor (Vendedor) do nosso Cliente receber uma notificação de garantia de pagamento pelo CA, poderá, após o sexto dia corrido a contar da data do agendamento, efectuar na Agência, ou no Site do Crédito Agrícola, ou ainda no CA Online/CA Tesouraria (caso seja Cliente CA Tesouraria), um pedido de antecipação daquele pagamento, o sistema irá:
- Processar a transferência dos fundos, através de débito de uma Conta Interna da CCAM e crédito da Conta D.O. do Fornecedor/Vendedor, pelo montante da factura líquido da Comissão de Cessão de Créditos CA Tesouraria (CA Online ou Agência) por contrapartida de um crédito numa conta interna de proveitos da CCAM;
- Alterar o agendamento do pagamento, garantindo que o pagamento que estava agendado não é efectuado na conta D.O. do Fornecedor/Vendedor, uma vez que a conta será creditada no seguimento desta operação;
- Informar o Comprador (Cliente CA Tesouraria que inseriu o agendamento) via email que o Fornecedor/Vendedor fez a antecipação do pagamento da factura;
- Na data de vencimento da factura, registada na ordem de pagamento, o sistema deverá proceder ao débito da Conta D.O. do Comprador que inseriu o agendamento por crédito da Conta Interna da CCAM. Caso a conta D.O. do Comprador não tenha saldo suficiente para acomodar o débito, deverá ser accionado o limite CA Tesouraria para o efeito. O cativo que foi criado no limite CA Tesouraria na data do agendamento é libertado nesta altura;
- Despoletar o envio de um email e/ou SMS no início de dia seguinte para o Comprador, a informar da antecipação;
- Despoletar o envio de um email a seguir à operação para o Fornecedor/Vendedor a informar da antecipação.
Nota: Caso o Cliente (Cliente CA sem CA Online/ CA Tesouraria ou não Cliente CA) solicite o pedido via Site ou Agência deverá, na primeira vez que efectuar um pedido de antecipação, entregar na Agência CA devidamente autenticada a Declaração Antecipação por Cessão de Créditos – Não aderentes ao CA Online do Crédito Agrícola, bem como a Ficha de Fornecedor CA Tesouraria – Não Aderentes, com a respectiva documentação anexa que é solicitada em rodapé dessa ficha.
Adesão Cliente
Para aderir, o Cliente deverá estabelecer um Contrato CA Tesouraria numa Agência Crédito Agrícola, podendo, a partir desse momento, começar a agendar Pagamentos.
Adesão Fornecedor
Para aderir, o Fornecedor deverá estabelecer um Contrato CA Tesouraria numa Agência Crédito Agrícola, podendo, a partir desse momento, começar a antecipar recebimentos de Facturas.
Pedido de Antecipação de Factura
Pode fazer um pedido de antecipação de factura, usando o texto em baixo, devidamente preenchido com os seus dados:
CA Tesouraria – Pedido de Antecipação de Facturas
Solicitamos a antecipação casuística por cessão de créditos do valor da nossa factura cujo detalhe consta infra, devendo ser creditado no nosso IBAN e BIC/SWIFT o valor da antecipação que corresponderá ao valor líquido da factura, descontado da respectiva comissão cessão de crédito CA Tesouraria (Agência). Expressamente reconhecemos, uma vez efectuado aquele crédito no nosso IBAN, que nada mais nos é devido quer pelo Crédito Agrícola, quer pelo destinatário da factura, no que a ela diz respeito, cedendo, expressamente e sem reservas, o crédito emergente dessa factura ao Crédito Agrícola.
Nota: A antecipação será creditada, subtraída do valor da comissão de cessão de créditos CA Tesouraria (Agência), no IBAN indicado pelo seu cliente no agendamento do pagamento da factura.
Descarregue: Ficha de Fornecedor (Não Aderentes) e aceda ao formulário para realizar o pedido através deste link.
To ask for an Invoice Antecipation Request you may use the text below, using your personal data:
CA Tesouraria - Invoice Antecipation Request
We request a one-time advance payment through assignment of credit of the value of our invoice, the details of which are shown below. The advance payment should be credited to our IBAN and BIC/SWIFT and this payment will correspond to the net value of the invoice, less the corresponding CA Tesouraria (Branch) credit assignment commission. We expressly acknowledge that, once our IBAN has been credited, nothing further will be owed to us either by Crédito Agrícola or by the invoice recipient with regard to same, assigning, expressly and without reservation, the credit arising from this invoice to Crédito Agrícola.
NB: The advance payment, less the CA Tesouraria (Branch) credit assignment commission, will be credited to the IBAN indicated by the customer when the invoice payment was scheduled.
Download: Supplier File (Non-Members) and acess to the form, in order to make your request through this link.
Como Fazer uma Antecipação de Pagamento de uma Factura?
Cliente CA | Aderente CA Online
Através do serviço CA Online pode:
- Registar os seus Fornecedores;
- Efectuar pedidos de agendamento (ao agendar um pagamento é criado um cativo no limite CA Tesouraria);
- Cancelar os pedidos de agendamento criados (ao cancelar um agendamento, o cativo ao limite CA Tesouraria é eliminado).
Sempre que registe ou cancele um pedido de agendamento, é enviada uma notificação para o seu Fornecedor.
Fornecedor é ClienteCA | Fornecedor é Aderente CA Online
Através do serviço CA Online, o Fornecedor pode efectuar o Pedido de Antecipação de Factura e, além disso, pode também consultar os agendamentos de que é beneficiário e seleccionar os agendamentos que pretende antecipar.
Fornecedor não é Aderente CA Online
1º Passo: Enviar/Entregar numa Agência a seguinte documentação:
- Ficha de Fornecedor – CA Tesouraria (Não Aderentes).
Se Pessoa Colectiva:
- Pacto Social (actualizado);
- Certidão da CRC (ou código de acesso);
- Cópia do Cartão NIPC;
- Cartão Cidadão (BI+NIF) das pessoas singulares que obrigam a Pessoa Colectiva.
Se ENI:
- Cartão Cidadão;
- Cartão de ENI;
- Declaração Inicio de Actividade.
No caso de Fornecedores estrangeiros é necessário a obtenção de declaração emitida pelo Banco a que o IBAN do Fornecedor pertence ou Banco de 1ª Ordem da Nacionalidade do Fornecedor, atestando que as assinaturas conferem com a ficha de assinaturas e que as pessoas têm poderes e qualidade para assinar a Ficha de Fornecedor.
2º Passo: Efectuar o Pedido de Antecipação de Factura
- Numa Agência CA;
- Através do Site CA em Empresas | Crédito | Crédito Tesouraria | CA Tesouraria, preenchendo o formulário "Pedido de Antecipação de Factura".
A antecipação de uma factura tem associada a cobrança de uma comissão.
How Can I Request An Advanced Payment?
First step: Send to Crédito Agricola the following documentation:
- Supplier File - CA Tesouraria (Non-Members).
If you are a Company:
- Updated articles of association;
- Companies registration certificate (or code for on-line access);
- Company tax ID Card;
- Copy of citizen’s card (or ID Card) and tax numbers of the people signing for the company.
If you are Self-Employed:
- Copy of citizen’s card;
- Copy of ENI card;
- Declaration of opening activity at the tax office.
The first step it’s a one-time step. The next time you need to advance a payment the request starts in the second step.
Second step: Request for Advance Invoice:
- In the Crédito Agrícola Site go to Empresas | Crédito | Crédito Tesouraria | CA Tesouraria and fill the form "Advance Payment Request".