Alto Douro

Factos Marcantes

1981

Para além da concessão de crédito a favor dos seus Associados (única actividade da Caixa desde a sua fundação em 1947), iniciaram-se as operações de captação de recursos de Clientes sob a forma de depósitos à ordem e a prazo.

Acesso ao Sistema de Financiamento à Agricultura e Pescas (SIFAP), instrumento regulamentar de crédito agrícola e piscatório criado pela Portaria nº 131-A/79 de 23 de Março do Ministério das Finanças e do Plano, cuja característica principal era a concessão de bonificações à taxa de juro contratada para as operações de crédito financiadas, quer se tratasse de crédito de campanha, quer de investimento de médio e longo prazos, às empresas dos sectores da agricultura e das pescas.

Nos primeiros 6 meses de funcionamento deste sistema de crédito, gerido pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP) criado pelo Decreto-Lei nº 344/77 (alterado pelo Decreto-Lei nº 414/93) formalizámos 125 candidaturas, no valor global de 57 mil contos, demonstrativo do interesse que este tipo de crédito despertou nos beneficiários e, sobretudo, do nosso desempenho na sua divulgação e subsequente capacidade de intervenção.

1983

Assinatura em 5 de Julho, do contrato com o IFADAP, de adesão ao Programa de Desenvolvimento Rural e Integrado de Trás-os-Montes e Alto Douro (PDRITM), decorrente do contrato de empréstimo celebrado, em 11 de Março de 1983, entre o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e o Estado Português e que permitia a utilização de fundos do Banco Mundial para o financiamento de projectos de desenvolvimento agrícola e social desta região.

1984

Adopção do Plano de Contas para o sector Bancário, medida relevante como instrumento de apoio à gestão.

1985

Inauguração da primeira sede propriedade da Caixa, em 22 de Setembro.

Informatização dos serviços.

1986

A adesão de Portugal à Comunidade Europeia, permitiu transpor para o direito Português o sistema de ajudas às estruturas agrícolas. A Caixa teve um papel preponderante tanto na divulgação como na utilização dos mecanismos de apoio às candidaturas previstas nos Regulamentos Comunitários, destacando-se a instalação de jovens agricultores.

1990

Abertura da primeira Agência da Caixa, que ocorreu em 16 de Julho na freguesia de Parada, concelho de Bragança.

1992

Abertura da segunda Agência da Caixa, que ocorreu em 23 de Março na freguesia de Izeda, concelho de Bragança.

1993

Emissão de empréstimo subordinado - Títulos de Investimento, no valor de 170 mil contos para reforço dos fundos próprios, nos termos do artigo 28º do Código Cooperativo, enquadrada no âmbito do Aviso nº 12/92 do Banco de Portugal.

Alargamento da área territorial de acção da Caixa ao concelho de Macedo de Cavaleiros, por efeito da incorporação por fusão da congénere de Chacim.

1994

Abertura da quarta Agência da Caixa, que ocorreu em 16 de Fevereiro em Macedo de Cavaleiros.

1995

Alargamento da área territorial de acção da Caixa ao concelho de Vinhais, por efeito da incorporação por fusão da congénere de Vinhais.

1997

Alargamento da área territorial de acção da Caixa ao concelho de Mirandela, por efeito da incorporação por fusão da congénere de Mirandela.

Início da comercialização de seguros, através da assinatura de protocolo celebrado entre a Caixa e a Rural Seguros em 2 de Junho de 1997.

Na qualidade de sócia fundadora, foram adquiridas em 20 de Junho, 1.500 acções da SPIDOURO - Sociedade de Promoção de Empresas e Investimento do Douro e Trás-os-Montes S.A., no valor de mil e quinhentos contos, representativas de 1,0% do capital realizado, sociedade criada de harmonia com o preâmbulo da resolução do Conselho de Ministros nº 32/95 de 7 de Abril.

1998

Abertura da oitava Agência da Caixa, que ocorreu em 25 de Maio, na freguesia de Torre de Dona Chama, concelho de Mirandela.

Primeira emissão de Capital Especial no valor de 400.000 contos para reforço dos fundos próprios da Caixa, nos termos conjuntos do Regime Jurídico do Crédito Agrícola Mútuo - Decreto-Lei nº 24/91 de 11 de Janeiro e Código Cooperativo - Lei nº 51/96 de 7 de Setembro.

1999

Alargamento da área territorial de acção da Caixa ao concelho de Valpaços, por efeito da incorporação por fusão da congénere de Valpaços.

2000

Foi a Caixa autorizada pelo Banco de Portugal em 17 de Agosto, a conceder crédito a Não Associados e para fins não agrícolas, requerida nos termos e condições previstas no nº 2 do artigo 28º e nº 6 do artigo 36-A do Regime Jurídico do Crédito Agrícola Mútuo.

Abertura da décima Agência da Caixa, que ocorreu em 11 de Setembro na Vila de Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços.

A Caixa adopta o estatuto de mecenas, passando a exercer o mecenato de forma continuada, a favor de instituições dedicadas ao bem comum sob as mais diversas formas e que exerçam a sua actividade na área social correspondente à da Caixa.

2001

Aquisição de 1,33% do capital social da Crédito Agrícola Vida - Companhia de Seguros de Ramos Vida do Grupo Crédito Agrícola.

2002

Abertura da décima primeira Agência da Caixa, que ocorreu em 12 de Abril na Vila de Vilarandelo, concelho de Valpaços.

2003

Em 15 de Outubro de 2003, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Região de Bragança obteve o Certificado de Conformidade, do Sistema de Gestão da Qualidade, atribuído pela APCER, de acordo com a Norma NP EN ISO 9001:2000. Como empresa certificada, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Região de Bragança procura satisfazer as necessidades e ir de encontro às expectativas dos seus Clientes, Colaboradores, Parceiros Estratégicos e Partes Interessadas.

2004

Abertura da décima segunda Agência da Caixa, que ocorreu no dia 10 de Maio, na cidade de Bragança, passando a cidade a dispor de duas Agências de atendimento ao público.

Abertura da décima terceira Agência da Caixa, que ocorreu no dia 11 de Outubro, na freguesia de Lebução, concelho de Valpaços.

2006

Abertura da décima quarta Agência da Caixa (Cantarias), que ocorreu no dia 22 de Maio, na cidade de Bragança, passando a cidade a dispor de três Agências de atendimento ao público.

Alteração da imagem institucional em todas as delegações, tendo como objectivo mudar a imagem corporativa do Grupo, destacando-se a sua modernidade e posicionando-o como um Grupo Financeiro universal com uma oferta integrada de soluções para cada um dos seus Clientes.

Cientes da necessidade de reestruturação dos serviços comerciais da Instituição, por forma a garantir a competitividade no mercado de actuação, foi solicitada uma avaliação aos serviços a uma entidade externa, da qual resultou o desenvolvimento de um Modelo de Acção Comercial a implementar no ano de 2007, com vista ao reforço da actuação comercial das delegações.

O referido modelo comercial pressupõe a criação de uma nova função na Instituição - Assistente de Rede de Delegações - para a qual foi desencadeado um processo de recrutamento interno.

2008

Abertura da décima quinta Agência da CCAM, que ocorreu em 16 de Junho na cidade de Mirandela, em Golfeiras, sendo a segunda delegação da CCAM da cidade.
Alargamento da área territorial de acção da Caixa Agrícola à Região do Alto Douro, por efeito da fusão por incorporação da congénere do Alto Douro, que ocorreu por escritura pública outorgada a 15 de Dezembro de 2008, com alterações outorgadas por escritura de 6 de Janeiro de 2009.

2009

A 6 de Janeiro foi outorgada escritura de alteração da denominação social, no Cartório Notarial de Marco de Canavezes, a cargo do Notário, Licenciado, António Alfredo Moutinho Águia de Sousa.

Abertura da vigésima primeira Agência da CCAM, na Avenida Sá Carneiro, na Cidade de Bragança, que ocorreu em 22 de Junho de 2009, sendo a quarta delegação da CCAM da cidade.

2010

Encerramento da Agência de São Martinho de Anta, que ocorreu em 31 de Março de 2010.

Abertura de uma nova Agência da CCAM, na Vila de Pinhão, que ocorreu em 12 de Abril de 2010.

Encerramento da Agência de Golfeiras, em Mirandela, que ocorreu em 30 de Abril de 2010.

Encerramento da Agência de Lebução, que ocorreu em 31 de Maio de 2010.

2013

Em 22 de Maio ocorreu a mudança de instalações da Agência de Izeda para um novo espaço, pautado pela modernidade, conforto e facilidade de acesso.

Encerramento da Agência de Vale D’ Álvaro, concelho de Bragança, em 29 de Novembro de 2013.

2014

Em 25 de Julho ocorreu a mudança de instalações da Agência de Favaios para um novo espaço, pautado pela modernidade, conforto e facilidade de acesso.

2017

Encerramento da Agência de Sá Carneiro, concelho de Bragança, que ocorreu em 30 de Setembro.