FENACAM
Quem Somos
Fundada em 29 de Novembro de 1978, a FENACAM - Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo, foi a primeira estrutura de âmbito nacional do Crédito Agrícola a ser criada com o objectivo de defender os interesses das Caixas Agrícolas e de as representar nos mais diversos níveis.
Por iniciativa e imperativo legal a Federação, em 1984, com o envolvimento de larga maioria das Caixas Agrícolas então existentes no país, promoveu a criação da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, cúpula financeira do CA.
A FENACAM foi também um dos principais motores da fundação da CONFAGRI – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (1985), nas vésperas da adesão de Portugal à então CEE, organismo indispensável para a afirmação e representação do movimento cooperativo agrícola português.
A FENACAM tem desempenhado um papel fundamental em prol do Crédito Agrícola, tendo criado e dinamizados vários serviços de apoio à actividade das Caixas Agrícolas associadas, alguns de natureza estruturante e com grande impacto na actividade do Grupo CA.
Ao longo dos anos, a Federação tem aumentado e diversificado o vasto conjunto de serviços que presta, os quais se encontram actualmente agrupados nas seguintes áreas departamentais:
Serviço Administrativo e Financeiro
Tem como principal função o apoio aos demais departamentos, bem como à Administração da FENACAM, sendo responsável pela gestão de pessoal, contabilística, financeira, de tesouraria e facturação.
Serviço de Produção Documental e Aprovisionamento
Fornece às CCAM e empresas do Grupo CA um leque variado de consumíveis informáticos e de papelaria, material de escritório, equipamentos de tratamento de dinheiro e de segurança, bem como todo o tipo de impressos inerentes ao exercício da actividade bancária das Caixas. Também elabora folhetos, produz relatórios, planos de actividade e outros manuais, sendo ainda responsável pela produção e expedição de todo o correio central do Grupo CA aos seus Clientes.
A FENACAM é, por excelência, o Órgão de representação política e institucional do Crédito Agrícola, no âmbito nacional e internacional, sendo membro da Associação Europeia de Bancos Cooperativos (Bruxelas), da Confederação Internacional do Crédito Agrícola (Zurique) e da União Internacional de Raiffeisen (Bona).