O que é a Linha CA Saúde?
É um serviço permanente de atendimento telefónico especializado, efectuado por enfermeiros aptos a informar, aconselhar e encaminhar para os cuidados de saúde mais adequados.
Linha CA Saúde – 24 horas: 218 458 850 (chamada para a rede fixa nacional)
Como funciona a Linha CA Saúde?
A Linha CA Saúde tem duas componentes, uma linha de atendimento geral, para marcação de consultas ou encaminhamento de cuidados de saúde, e uma linha de enfermeiros vocacionada para a resolução de assuntos de cariz clínico.
Em caso de doença, o enfermeiro procede da seguinte forma:
- Inquire sobre os sintomas;
- Avalia a situação com base nas respostas dos Clientes;
- Fornece apoio e informações que permitam ao Cliente tomar uma decisão mais consciente, como se deve ou não consultar o médico ou recorrer a outro tipo de serviços de saúde;
- Habilita os Clientes com informações que lhes permitam, nos casos em que tal se justifique, resolver os problemas de menor gravidade;
Nos casos em que se justifique, e na sequência de um contacto, poderão os enfermeiros da Linha CA Saúde agendar uma chamada de retorno com o objectivo de acompanhar a evolução do seu estado de saúde.
O enfermeiro pode ainda ajudar a esclarecer qualquer dúvida que tenha em relação a assuntos relacionados com a sua saúde, como sejam: vacinação, alimentação, desenvolvimento das crianças, prevenção de acidentes, entre outros.
Posso recorrer ao MAM se tiver subscrito apenas a cobertura de hospitalização (na opção 1)?
Sim. Este é um serviço prestado pela Médis para todos os Clientes CA Saúde, quaisquer que sejam as coberturas contratadas.
No entanto, neste plano o Cliente tem que pagar o valor acordado entre a Médis e o MAM e não apenas o co-pagamento de 12,50€.O mesmo é válido para os restantes serviços da Rede Médis no âmbito da cobertura de ambulatório.
Onde posso obter aconselhamento médico, nomeadamente em situações de urgência?
Em situações de urgência deve ligar para o 112.
Assim que possível contacte-nos através da Linha CA Saúde – 218 458 850 (chamada para a rede fixa nacional), que dispõe de um serviço de atendimento permanente, efectuado por profissionais aptos a informar, aconselhar e encaminhar para os cuidados de saúde mais adequados.
Onde se obtém informação sobre o funcionamento da apólice CA Saúde?
Através de uma das mais de 700 Agências do Crédito Agrícola ou através das Linhas de Assistência:
- Linha CA Saúde 218 458 850 (chamada para a rede fixa nacional), com um serviço de atendimento permanente, efectuado por profissionais aptos a informar, aconselhar e encaminhar para os cuidados de saúde mais adequados;
- CA Seguros 213 806 000 (chamada para a rede fixa nacional), com atendimento personalizado de 2ª a 6ª feira das 08h30 às 17h30.
Qual a idade limite de permanência?
Nas Opções 1 e 2 se a subscrição for efectuada até aos 55 anos da Pessoa Segura não haverá limite de permanência. Caso seja efectuada após os 55 anos a idade limite de permanência são os 70 anos, no entanto há possibilidade de alterar a apólice para a Opção 3.
Na Opção 3, Vintage e Vintage Plus a não há idade limite de permanência.
O que é a cobertura de doenças graves?
É uma cobertura válida para as seguintes doenças/cirurgias: cancro, neurocirurgia intracraniana, bypass coronário de duas ou mais artérias, substituição de válvulas cardíacas e transplantes de órgãos.
Esta cobertura permite, para além do acesso a conceituados médicos e unidades hospitalares, o financiamento de todas as despesas até ao limite de 1 Milhão de Euros.
O que significa referenciação de consultas?
Consiste no encaminhamento para o especialista da Rede, adequado à situação clínica identificada, criando-se autorização para a realização da consulta.
Esta referenciação pode ser efectuada pelo MAM ou através dos enfermeiros da Linha CA Saúde, após triagem clínica da situação apresentada.
As Consultas de Especialidade carecem de referenciação.
O que significa uma pré-autorização?
Significa que se torna necessário obter autorização prévia a um internamento, à realização de alguns exames ou tratamentos, de modo a garantir o devido financiamento pela CA Seguros.
Se o local ou o médico fizer parte da rede Médis, não tem de fazer nada, o pedido é feito pela própria clínica ou hospital à Médis. Se a clínica ou hospital não for da rede Médis, terá de enviar a indicação do tratamento ou intervenção por email para dcc.gu@medis.pt. Assim que o pedido for analisado e aprovado (ou for necessária mais informação) receberá um SMS com a indicação.
Para obter informação detalhada sobre as situações para as quais será necessário obter esta autorização, basta contactar a Linha CA Saúde.
Se for internado num hospital fora da rede Médis e não estando em condições de ser transportado, a CA Seguros comparticipa como se fosse da rede?
Só há lugar a financiamento como se da Rede Médis se tratasse, se for uma situação de risco de vida em que o Cliente é encaminhado para uma unidade hospitalar não pertencente à Rede, sem qualquer possibilidade de avisar a CA Seguros, situação como tal confirmada por relatório clínico posterior.
O que é a cobertura rede de 2ª opinião?
Através desta cobertura é disponibilizado o Serviço Inter Consultation TM Program que lhe permite, quando haja dúvidas quanto ao diagnóstico de determinadas doenças, recorrer à opinião de especialistas a nível mundial que constem da base de dados da Best Doctors.
Desta forma, serão especialistas de prestígio no meio médico que irão analisar os seus dados clínicos, bem como os exames adicionais que considerem necessários, de forma a poderem efectuar um diagnóstico e recomendar os tratamentos que entendam como os mais adequados.
Como posso saber os capitais que ainda tenho disponíveis?
A todo o momento pode consultar o site Médis ou aplicação para smartphone para saber quanto já usou do seu capital, por cobertura, e quanto ainda tem disponível.
Nos casos de actos médicos mais dispendiosos, como sejam os internamentos, a Médis informa o Cliente antes da realização do acto médico.
Para marcar uma consulta de especialidade é possível ligar directamente para o consultório?
Pode. No entanto deve assegurar-se previamente que existe uma referenciação para esta especialidade, efectuada pelo MAM, pelo Médico de Cuidados Primários da Rede (Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia, Oftalmologia e Estomatologia) e pelos Médicos Especialistas (nestes casos excepto para a 1ª consulta).
Ao marcar uma consulta ou qualquer outro exame, identifique-se como Cliente CA Saúde/Médis.
Se não pedir ou não tiver a referenciação a pessoa segura poderá ir à consulta de especialidade?
Sim. Mas paga a totalidade dos valores acordados entre a Médis e o Prestador e depois deverá apresentar a despesa para ser reembolsado em 35%. As idas ao especialista fora da Rede Médis não carecem de referenciação e o Cliente será reembolsado em 35%.
Como é accionada a cobertura de Protecção Oncológica Reforçada?
Para proceder à activação da Protecção Oncológica Reforçada a Pessoa Segura deverá remeter à seguradora o Relatório do exame anatomopatológico ou outro exame complementar, para os casos em que a caracterização da doença oncológica é feita por outro método, bem como relatório médico relativo ao tumor com a data de diagnóstico inicial.
O processo poderá ser despoletado através de preenchimento de formulário e envio da documentação na área privada no site Médis ou contactando a Linha CA Saúde.
O que é o Programa Bebé Médis?
É um programa que disponibiliza apoio clínico e emocional, assim como ,suporte administrativo e burocrático. Tem como objectivo apoiar no planeamento promovendo uma gravidez saudável e uma maternidade e paternidade tranquilas.
O programa Bebé Médis não tem custos e está disponível na área de cliente na app e no site Médis. Pode personalizá-lo e partilhá-lo com um membro do seu seguro.
Onde é que posso ver os médicos com acordo?
A rede Médis inclui um conjunto de clínicas, hospitais e médicos parceiros, que pode ser consultada na Pesquisa da Rede Clínica. Para os prestadores que não façam parte da rede Médis , o seguro comparticipa ainda 35% no caso de recorrer a consultas fora da rede.
Como posso marcar uma consulta Online?
Para marcar uma consulta online, deve:
- Aceder à app Médis
- Seleccionar o menu médico online
- Indique o motivo da consulta
- Escolha a especialidade
- Seleccione médico na hora ou agende para mais tarde
- Escolha o tipo de consulta, por voz ou por vídeo.
Deve certificar se que tem ligação à internet e o n.º de utente consigo. O médico liga lhe para iniciar a consulta, com a App aberta ou não.
Quando se pode começar a utilizar a cobertura de saúde mental?
Esta cobertura está imediatamente disponível para novos Clientes que tenham contratado o seguro após 1 de Fevereiro de 2023. Para os Clientes que tenham contratado o seguro antes de Fevereiro 2023, a cobertura estará disponível a partir do momento de renovação do seguro.
A partir de que idade pode ir a uma consulta online de psicologia/psiquiatria?
Não existem restrições de idade para o acompanhamento, online ou presencial, de consultas de psicologia ou psiquiatria. No entanto, o acompanhamento de menores de 18 anos deverá ser efectuado com o consentimento/conhecimento dos pais ou representantes legais.
A cobertura de saúde mental está sujeita a períodos de carência?
Os Clientes que façam o seguro a partir de 1 de Fevereiro de 2023, estão sujeitos ao período de carência em consultas de psicologia, psiquiatria e sessões de psicoterapia de 60 dias. Já o internamento psiquiátrico tem um período de carência de 90 dias. Para os Clientes que tenham contratado o seguro antes de Fevereiro de 2023, a cobertura de saúde mental estará disponível a partir do momento de renovação do seguro e não tem período de carência.
Pode usar a cobertura de saúde mental se tiver uma doença mental pré-existente?
Sim. Contudo, essa doença mental será considerada uma pré-existência que o impedirá de utilizar o seguro para situações de internamento psiquiátrico que tenham origem nessa mesma doença mental. Poderá, no entanto, utilizar o seguro para as consultas presenciais e online disponíveis na cobertura.
Com o plano Vintage ou Vintage Plus posso ter uma consulta com o médico online? E qual é o valor?
Sim, os Clientes com plano Vintage ou Vintage Plus têm acesso ao Médico Online e para isso basta terem a App Médis instalada no telemóvel e não existe período de carência. Para os Clientes com cobertura de Ambulatório, a consulta não tem copagamento.
Nos planos Vintage e Vintage Plus que serviços de assistência requerem a apresentação de relatório médico?
São os serviços de fisioterapia, enfermagem, limpeza e higiene pessoal e serviços de alimentação. Para usufruir destas assistências é necessário apresentar um relatório médico com indicação que o Cliente está dependente de outra pessoa. Os pedidos têm que ser feitos através da Linha CA Saúde.
Nos planos Vintage e Vintage Plus como é que posso marcar o check-up? E qual o valor a pagar no prestador?
Para realizar o check-up, os Clientes têm primeiro de ligar para a Linha CA Saúde que depois passará o pedido à empresa contratada, que irá marcar o check-up. No dia do check-up, deve apresentar o cartão CA Saúde e efectuar o pagamento de 40,00€ (valor do co-pagamento).
O que são os serviços de aluguer e aquisição de material ortopédico, nos planos Vintage e Vintage Plus?
Nos planos Vintage e Vintage Plus é disponibilizado um serviço pela Alcura, empresa do universo ANF (Associação Nacional da Farmácias), para venda e aluguer de equipamento ortopédico pesado, como por exemplo, camas articuladas, cadeiras de rodas, sistemas de auxílio para higiene pessoal, etc. A Linha CA Saúde faz a articulação com o call center da Alcura. A entrega é efectuada, no máximo, em 72h para produtos de catálogo em Portugal Continental. O custo de entrega e da montagem é fixo independentemente da morada de entrega. A montagem e explicação do funcionamento do equipamento é feita em casa do Cliente.