Acções
Activos financeiros negociáveis que representam direitos de propriedade sobre sociedades ou quase-sociedades. Estes activos financeiros dão geralmente aos seus detentores o direito a uma participação nos lucros das entidades emitentes e a uma parte dos seus fundos próprios em caso de liquidação. Excluem-se as unidades de participação, as obrigações, os empréstimos convertíveis em acções e outras participações que não acções.
Acquirer
Entidade que adquire os créditos dos comerciantes que aceitam os cartões de crédito e de débito e à qual os comerciantes transmitem os dados relativos à transacção. O adquirente, que contrata com o comerciante a aceitação da marca que representa e que autoriza a realização da transacção pelo cliente, é também responsável pela compilação da informação relativa à transacção e respectiva liquidação aos comerciantes. Depois de pagar (ou seja, adquirir o crédito) ao comerciante, o adquirente é reembolsado pela entidade emitente. O adquirente remunera a entidade emitente através de uma comissão que se designa por interchange fee.
AntiSpyware
Programa que se instala no computador para o proteger contra software do tipo spyware. Spyware é um software que executa certas acções como divulgação de publicidade, recolha de informação pessoal ou alteração da configuração do computador, geralmente sem obter o consentimento do destinatário. Utiliza manobras de disfarce da origem da mensagem e permite aos seus autores reunir dados sobre as preferências do utilizador, tipicamente utilizada para fins publicitários ilegais.
Antivírus
São programas ou softwares que detectam a presença de programas considerados maliciosos (vírus, Cavalos de Tróia ou malware), eliminando-os. Estes programas maliciosos têm a capacidade de comprometer a segurança de um computador, podendo inclusive capturar e transmitir informação pessoal a terceiros.
ATM
Automated Teller Machine. Equipamento automático que permite aos titulares de cartões bancários com banda magnética e/ou chip aceder a serviços disponibilizados a esses cartões, designadamente, levantar dinheiro de contas, consultar saldos e movimentos de conta, efectuar transferências de fundos e depositar dinheiro.
Autenticação
Método utilizado para a identificação do utilizador/titular do cartão bancário. Existem diferentes formas de autenticação: o código secreto (PIN) e a assinatura. Pode-lhe também ser solicitado um documento de identificação para verificação da assinatura ou para verificação de que o nome constante no cartão é o mesmo do documento de identificação. Há alguns tipos de terminais em que não se solicita a autenticação do titular. Em Portugal isso ocorre em alguns postos públicos de telefones e em portagens das auto-estradas ou pontes.