A Sustentabilidade tem vindo a ganhar relevância e protagonismo no modelo de governação do Grupo Crédito Agrícola (GCA)

Foi em 2022 que a Sustentabilidade foi integrada como estrutura autónoma no modelo organizacional da Caixa Central, consubstanciando-se no Gabinete de Sustentabilidade (GS). A sua acção apoia-se em diferentes grupos de trabalho com as várias áreas de negócio e tecnologia, bem como de um conjunto de embaixadores da Sustentabilidade, em representação das várias Caixas Associadas, empresas do Grupo e das várias estruturas da Caixa Central.

Em 2022, este Gabinete reportava directamente ao Presidente do Conselho de Administração Executivo (CAE) da Caixa Central. Contudo, a partir de 2023, o pelouro da Sustentabilidade passou a estar sob a alçada do Administrador responsável pelo pelouro da função de gestão de riscos.

No mesmo ano, e com o intuito de promover a priorização da discussão transversal relativa a temáticas ESG, foi criado o Conselho de Sustentabilidade que, liderado pelo GS, tem o objectivo de, a partir da análise da informação exposta em cada reunião, do debate informado e da partilha de ideias entre múltiplas estruturas, acelerar a execução dos múltiplos objectivos estratégicos de sustentabilidade, ao nível das diferentes áreas de intervenção - negócio, risco, gestão interna e posicionamento.

Veja como está estruturado o Modelo Organizacional da Caixa Central:

O Gabinete de Sustentabilidade (GS) está integrado no Centro Corporativo, e presta apoio directo ao Conselho de Administração Executivo (CAE) no desenvolvimento da Estratégia e Gestão de Sustentabilidade do Grupo CA.

Para conhecer em pormenor o organograma da organização, consulte o Relatório de Sustentabilidade 2023: