As Caixas de Crédito Agrícola são a melhor expressão do cooperativismo português, que a CCAM do VTD corporiza com enorme orgulho, no seu sentido de pertença, responsabilidade, solidez e solidariedade, sempre e com os pés bem fincados na sua história e os olhos postos no futuro. A Caixa de Crédito Agrícola do Vale do Távora e Douro é fruto de várias fusões ocorridas entre diversas Caixas Agrícolas, com agências nascidas em 1926, e que têm como seu meridiano geográfico os rios Tedo e Távora afluentes do Douro. Da Vontade e Resiliência das gentes desta terra, nasceu uma instituição financeira de raiz local, capaz de proporcionar soluções bancárias seus associados e clientes e demais agentes económicos da sua região, respeitando idiossincrasias, e sobretudo partilhando o dia-a-dia de labor destes, garantindo melhores condições de vida as populações que serve.
A área de ação direta desta CCAM estende-se por sete concelhos situados nos distritos da Guarda e Viseu, e mantendo-se fiel aos valores que estiveram na sua génese, aborda as oportunidades de negócio, criação e fomento da criação de riqueza através do reforço dos valores cooperativos, sendo hoje uma instituição de referência, não só nesta área de ação mas também a nível nacional.
O vínculo estreito estabelecido entre a CCAM do Vale do Távora e Douro e as forças vivas da comunidade onde se insere tem permitido um desenvolvimento económico-social sustentado que se reflete num aumento da oferta das oportunidades de negocio, criação de postos de trabalho e fixação das populações nas áreas rurais onde atua.
A Caixa de Crédito Agrícola do Vale do Távora e Douro é gerida pondo o foco na sua solidez enquanto instituição de crédito, sempre numa ótica de longo prazo, e prestando tributo à confiança que nela é depositada ao nível da sua capacidade de ser um garante de estabilidade, de garantir liquidez do sistema financeiro, de garantir os depósitos dos seus clientes e de assegurar o apoio aos seus associados e á economia e consequentemente o desenvolvimento da sociedade, mantendo sempre uma comunicação transparente com todos os seus stakeholders.
Orgulhamo-nos do trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos na região e no país, e de todo o contributo que proporcionado para o seu desenvolvimento, sempre de olhos postos no amanhã que seja de permanente superação.
Muito foi feito do tanto que ainda há por fazer. Cientes do rigor, da persistência e da ambição de todos os que vivem e respiram a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Vale do Távora e Douro, Temos bem firme a confiança de que juntos vamos enfrentar o futuro, triunfar e prevalecer.
António Manuel Ramos Cardoso
Presidente Executivo do Conselho de Administração.