O que é a Linha CA Saúde?
É um serviço permanente de atendimento telefónico especializado, efectuado por enfermeiros aptos a informar, aconselhar e encaminhar para os cuidados de saúde mais adequados.
Linha CA Saúde – 24 horas: 218 458 850 (Chamada para a rede fixa nacional)
Como funciona a Linha CA Saúde?
A Linha CA Saúde tem duas componentes: uma linha de atendimento geral, para marcação de consultas ou encaminhamento de cuidados de saúde; e uma linha de enfermeiros vocacionada para a resolução de assuntos de cariz clínico.
Em caso de doença, o enfermeiro procede da seguinte forma:
- Inquire sobre os sintomas;
- Avalia a situação com base nas respostas dos Clientes;
- Fornece apoio e informações que permitam ao Cliente tomar uma decisão mais consciente, como se deve ou não consultar o médico ou recorrer a outro tipo de serviços de saúde;
- Habilita os Clientes com informações que lhes permitam, nos casos em que tal se justifique, resolver os problemas de menor gravidade;
Nos casos em que se justifique, e na sequência de um contacto, poderão os enfermeiros da Linha CA Saúde agendar uma chamada de retorno com o objectivo de acompanhar a evolução do seu estado de saúde.
O enfermeiro pode ainda ajudar a esclarecer qualquer dúvida que tenha em relação a assuntos relacionados com a sua saúde, como sejam: vacinação, alimentação, desenvolvimento das crianças, prevenção de acidentes, entre outros.
É possível recorrer ao MAM se o plano subscrito tiver apenas a cobertura de hospitalização?
Sim. Este é um serviço prestado pela Médis para todos os Clientes CA Saúde, quaisquer que sejam as coberturas contratadas.
No entanto, neste plano o Cliente tem que pagar o valor acordado entre a Médis e o MAM e não apenas o co-pagamento de 12,50€.O mesmo é válido para os restantes serviços da Rede Médis no âmbito da cobertura de ambulatório.
Onde se pode obter aconselhamento médico, nomeadamente em situações de urgência?
Em situações de urgência deve ligar para o 112.
Assim que possível deverá ser contactada a Linha CA Saúde – 218 458 850 (Chamada para a rede fixa nacional), que dispõe de um serviço de atendimento permanente, efectuado por profissionais aptos a informar, aconselhar e encaminhar para os cuidados de saúde mais adequados.
Onde se obtém informação sobre o funcionamento da apólice CA Saúde?
Através de uma das mais de 700 Agências do Crédito Agrícola ou através das Linhas de Assistência:
- Linha CA Saúde 218 458 850 (chamada para a rede fixa nacional), com um serviço de atendimento permanente, efectuado por profissionais aptos a informar, aconselhar e encaminhar para os cuidados de saúde mais adequados;
- CA Seguros 213 806 000 (chamada para a rede fixa nacional), com atendimento personalizado de 2ª a 6ª feira das 8h30 às 17h30.
O que é a cobertura de doenças graves?
É uma cobertura válida para as seguintes doenças/cirurgias: cancro, neurocirurgia intracraniana, bypass coronário de duas ou mais artérias, substituição de válvulas cardíacas e transplantes de órgãos, fora do território nacional.
Esta cobertura permite, para além do acesso a conceituados médicos e unidades hospitalares, o financiamento de todas as despesas até ao limite de 1 Milhão de Euros.
O que significa referenciação de consultas?
Consiste no encaminhamento para o especialista da Rede, adequado à situação clínica identificada, criando-se autorização para a realização da consulta.
Esta referenciação pode ser efectuada pelo Médico Assistente Médis ou através dos enfermeiros da Linha CA Saúde, após triagem clínica da situação apresentada.
As Consultas de Especialidade carecem de referenciação.
O que significa uma pré-autorização?
Significa que se torna necessário obter autorização prévia a um internamento, à realização de alguns exames ou tratamentos, de modo a garantir o devido financiamento pela CA Seguros.
Se o local ou o médico fizer parte da rede Médis, não tem de fazer nada, o pedido é feito pela própria clínica ou hospital à Médis. Se a clínica ou hospital não for da rede Médis, terá de enviar a indicação do tratamento ou intervenção por email para dcc.gu@medis.pt. Assim que o pedido for analisado e aprovado (ou for necessária mais informação) receberá um SMS com a indicação.
Para obter informação detalhada sobre as situações para as quais será necessário obter esta autorização, basta contactar a Linha CA Saúde.
Se a pessoa segura for internada num hospital fora da rede Médis e não estando em condições de ser transportada, a CA Seguros comparticipa como se fosse da rede?
Só haverá lugar a financiamento como se da Rede Médis se tratasse, se for uma situação de risco de vida em que a pessoa segura é encaminhada para uma unidade hospitalar não pertencente à Rede, sem qualquer possibilidade de avisar a CA Seguros, situação como tal confirmada por relatório clínico posterior.
O que é a cobertura rede de 2ª opinião?
Com garantia de elevada qualidade médica (acreditação pela Joint Commission International), a Clínica Universitária de Navarra proporciona, através dos seus especialistas, a confirmação de um diagnóstico ou tratamento.
Desta forma, serão especialistas de prestígio no meio médico que irão analisar os seus dados clínicos, bem como os exames adicionais que considerem necessários, de forma a poderem efectuar um diagnóstico e recomendar os tratamentos que entendam como os mais adequados.
Como pode a pessoa segura saber os capitais que ainda tem disponíveis?
A todo o momento é possível consultar o site Médis ou aplicação para smartphone para saber qual o capital, por cobertura, e quanto ainda está disponível.
Nos casos de actos médicos mais dispendiosos, como sejam os internamentos, a Médis informa a pessoa segura antes da realização do acto médico.
Para marcar uma consulta de especialidade é possível ligar directamente para o consultório?
Sim. No entanto, deve assegurar-se previamente que existe uma referenciação para esta especialidade, efectuada pelo MAM, pelo Médico de Cuidados Primários da Rede (Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia, Oftalmologia e Estomatologia) e pelos Médicos Especialistas (nestes casos excepto para a 1ª consulta).
Ao marcar uma consulta ou qualquer outro exame, a pessoa segura deve identificar-se como Cliente CA Saúde/Médis.
Se não pedir ou não tiver a referenciação a pessoa segura poderá ir à consulta de especialidade?
Sim. Mas pagará a totalidade dos valores acordados entre a Médis e o Prestador e depois deverá apresentar a despesa para ser reembolsado em 35%. As idas ao especialista fora da Rede Médis não carecem de referenciação, e a pessoa segura será reembolsada em 35%.
O que é o Programa Bebé Médis?
É um programa que disponibiliza apoio clínico e emocional, assim como ,suporte administrativo e burocrático. Tem como objectivo apoiar no planeamento promovendo uma gravidez saudável e uma maternidade e paternidade tranquilas.
O programa Bebé Médis não tem custos e está disponível na área de cliente na app e no site Médis. Pode personalizá-lo e partilhá-lo com um membro do seu seguro.