CA & GUARDIÃS DA NATUREZA

Reconhecemos que mais de 50% do PIB mundial depende da biodiversidade e dos ecossistemas saudáveis. Como tal, e considerando que o projeto "Rede de Guardiãs de Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural" da associação sem fins lucrativos Business as Nature (BaN) está profundamente alinhado com os princípios do Crédito Agrícola, estabelecemos uma parceria para a 2ª fase deste projecto que irá mudar as comunidades ao seu redor.

Este projecto visa capacitar mais de uma centena de mulheres de comunidades rurais para concretizarem projectos de conservação dos valores naturais e desenvolvimento sustentável, em territórios do Sistema Nacional de Áreas Classificadas (SNAC).

Nas oito áreas protegidas abrangidas nesta 2ª fase da Rede de Guardiãs da Natureza, o Crédito Agrícola irá contribuir para a operacionalização dos projetos das Guardiãs. Para além de estarem previstos Bootcamps, Masterclasses, encontros com parceiros e financiadores, eventos locais e um Encontro Nacional de Guardiãs, será ainda criada uma Bolsa de Voluntariado e Mentoria com Pessoas Colaboradoras do Grupo CA para apoiar os projetos, com tarefas ajustadas às capacidades dos voluntários.

Esta parceria reforça o apoio ao empreendedorismo feminino e à preservação do património natural de Portugal, promovendo uma sociedade mais responsável, justa e ecológica.

CA & JUST A CHANGE

Ao abrigo da Estratégia de Sustentabilidade 2023-25 do Crédito Agrícola, numa perspectiva de empowerment e envolvimento com a sociedade no combate à pobreza e exclusão energética, estabelecemos uma parceria de filantropia com a ONG “Just a Change”.

Como tal, em 2023 estabelecemos uma parceira com a “Just a Change”, a qual foi renovada em 2024, atribuindo um subsídio de € 100.000, no total. Este permitiu a remodelação e melhorias de eficiência energética de 40 habitações nos concelhos de Porto, Lisboa, Guimarães, Lagoa e Ferreira do Zêzere. A iniciativa foi complementada com quinze acções de voluntariado nas quais estiveram envolvidos mais de 50 Colaboradores da Caixa Central, CA Seguros, CCAM de Entre Tejo e Sado, CCAM da Área Metropolitana do Porto, CCAM de Terras do Sousa, Ave, Basto e Tâmega, CCAM da Zona do Pinhal e CCAM de Terras do Arade.

Reveja aqui a acção de 2023.

CA & Faculdade de Economia do Porto

Movido pela vontade de contribuir activamente para a capacitação em matéria de sustentabilidade de actuais e futuros gestores, o Grupo Crédito Agrícola (GCA) firmou um protocolo de cooperação com a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).

Esta parceria estratégica de impacto tem como um dos objectivos principais a criação do Prémio Crédito Agrícola & FEP Geração Impacto, que pretende reconhecer o impacto e o propósito de estudantes de 1º, 2º e 3º ciclo ou de organizações estudantis da Faculdade.

Para mais informações sobre o Prémio, consulte aqui.

Com esta parceria, o GCA reconhece uma vez mais a importância da educação de qualidade para o desenvolvimento de sociedades e organizações, em linha com o Objectivo para o Desenvolvimento Sustentável nº 4, um dos ODS prioritários para o Grupo. Ademais, é evidente para o GCA que o seu sucesso depende da capacitação do talento actual e futuro, bem como dos seus próprios Clientes, especialmente em conhecimentos financeiros, de gestão, sustentabilidade e tecnologia. Estabelecer parcerias com instituições académicas é assim crucial para criar e identificar talentos qualificados para a transição para uma economia sustentável, e de forma complementar para reforçar o posicionamento do Grupo junto de estudantes universitários.









CA & CATARINA BARREIROS

Incorporada na missão do Crédito Agrícola está a responsabilidade em sensibilizar para a sustentabilidade e a fomentar a literacia financeira. Com o intuito de poder partilhar esse conhecimento de qualidade com a sociedade, estabelecemos uma parceria com a Catarina Barreiros (@catarinafpb) no Instagram, uma influencer em matérias de sustentabilidade, com mais de 100 mil seguidores, e cuja mensagem está alinhada com os princípios de sustentabilidade do Crédito Agrícola.

Vai poder aprender acerca de gestão das suas finanças, consumo consciente, banca sustentável e impactos das alterações climáticas, com foco nas boas práticas do Crédito Agrícola.

Reveja os vídeos aqui.

CA & CIDADE DO ZERO

O Crédito Agrícola, como patrocinador oficial da Cidade do Zero, um evento de referência nacional, orgulha-se de ter dinamizado acções que permitiu levar temas como financiamento sustentável, biodiversidade e literacia financeira à população em geral, assim como incentivar a prática de desporto.

Neste evento com a reputação “mais limpa” na área de sustentabilidade, o Crédito Agrícola pode organizar:

  • 2 Sessões de Literacia Financeira Infantil;

  • 2 Iniciativas desportivas com Rugby Agronomia;

  • 2 Painéis de debate com especialistas de renome em sustentabilidade.

Pode assistir às gravações dos mesmos em:

Fique atento ao rescaldo desta edição e a futuras edições.

CA & ACADEMIA G

O Crédito Agrícola (CA) orgulha-se de contar com 154 Embaixadores de Sustentabilidade, cada um a representar a sua estrutura na Caixa Central, Caixa Agrícola Associada ou Empresa Participada do CA. Estes embaixadores e outras pessoas colaboradoras interessadas frequentaram em 2023/2024 um Programa de Formação e Literacia ESG, de 50 horas, ministrado pela Academia G. Esta proporcionou a presença de diversos oradores convidados, reconhecidos nas suas áreas de atuação profissional relacionadas com Sustentabilidade, que abordaram conteúdos formativos que abrangem múltiplos tópicos ambientais, sociais, económicos e de governance.

Os formandos tiveram o seu mérito reconhecido no Evento Final do Programa, no qual foram dinamizados dois painéis de debate sobre banca e financiamento sustentável, contando com especialistas internos do CA e da Academia G. Os participantes contribuíram ainda com a sinalização de oportunidades de acção específicas ao seu contexto de trabalho dentro do CA.

Comprometidos com rigorosos critérios de sustentabilidade, o evento decorreu num local alinhado com as nossas preocupações e teremos oportunidade de avaliar e compensar a pegada de carbono associada às deslocações para o mesmo.

CA & EIT FOOD

O Crédito Agrícola está associado ao Prémio de Jornalismo da EIT Food, como patrocinador, desde a 3ª edição. Com esta associação reconhecemos a importância de um jornalismo sério, isento e de excelência sobre temáticas tão importantes para a nossa sociedade como a temática da Inovação e Sustentabilidade Agroalimentar.

O Prémio de Jornalismo da EIT Food é um concurso aberto a todos os jornalistas com carteira profissional válida, que tenham publicado ou difundido trabalhos em qualquer plataforma (imprensa, rádio, podcast, televisão ou internet), num meio de comunicação devidamente registado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Em 2023 (3ª edição) foram distinguidos: João Faiões, SIC, com a reportagem “SOS Abelhas” que aborda a crise de biodiversidade e as ameaças a esta espécie em vias de extinção (1º lugar); Rui Frias, Diário de Notícias, com um conjunto de trabalhos assinados sobre os impactos da seca no sul do país, dando a conhecer modelos de exploração mais saudável (2º lugar); e, Ana Tulha e Reinaldo Rodrigues, Notícias Magazine, com “O deserto não está assim tão longe” que aborda as consequências da seca na vida de agricultores e explorações pecuárias (3º lugar).

Em 2024 renovámos o apoio e em breve participaremos na avaliação das candidaturas recebidas até 8 de setembro de 2024.

Para mais informações, consulte Journalism Awards (eitfood.eu).

CA & MOVIMENTO MERECE

Aderimos ao Movimento Merece para dar nova vida aos cartões bancários inutilizados, minimizando o impacto climático e ecológico da produção de novos cartões.

O Movimento Merece é um Movimento Empresarial para a Reciclagem de Cartões com Componentes Electrónicos promovido pela Contisystems, baseado em 3 coordenadas:

1. Assegurar a correcta reciclagem de cartões bancários inutilizados; 2. Encaminhar os resíduos dos cartões para incorporar o fabrico de mobiliário urbano; 3. Plantar e garantir a manutenção, por cinco anos, de árvores para neutralizar a pegada de carbono associada à produção dos cartões.

Com esta iniciativa, no Grupo Crédito Agrícola prevemos contribuir anualmente para a recolha e correcta reciclagem de:

  • 2.640 Kg de resíduos de cartões bancários, que serão utilizados para fabricar mobiliário urbano


Contamos também contribuir para a plantação e respectiva manutenção de:

  • 2.640 árvores, o equivalente a uma área de 2,5 campos de futebol, com potencial de sequestrar 13.200 Kg de carbono por cada ano de parceria


Fomentando assim hábitos de sustentabilidade ecológicos como a reciclagem e reutilização de materiais, a redução de emissões de gases de efeito estufa e a conservação de recursos naturais.

Para saber mais, veja Merece – Vamos dar aos cartões o final que merecem.