
App CA Mobile
Para Mim
Na app vai encontrar uma experiência adaptada ao seu telemóvel.
Serviço de Internet Banking para Clientes do Crédito Agrícola.
Atendimento Personalizado. 24h por dia. 7 dias por semana.
Proteja-se online.
Saiba mais aqui.Na app vai encontrar uma experiência adaptada ao seu telemóvel.
Com soluções financeiras e com acções de sensibilização e capacitação, dedicadas à comunidade e aos nossos Clientes.
Legislação e compromissos nacionais e europeus estão de facto a promover a transição climática e energética no nosso país.O nosso envolvimento com os nossos próprios compromissos de descarbonização, e com os assumidos pelo país, está a ser feito com a disponibilização de soluções de financiamento que fomentem a sua concretização.
Mas o processo de transição faz-se em parceria e cooperação entre sector privado, sector financeiro e entidades públicas e não se esgota nas soluções de financiamento.A Transição ordeira e justa passa também pela capacitação. Conheça todas as formas pensadas para uma transição feita em proximidade e com foco no impacto positivo.
Iniciativas de capacitação sectoriais
Agricultura – Formação no terreno em práticas de agricultura regenerativa, as quais são mais sustentáveis ambiental e financeiramente, direcionada para Clientes produtores de três culturas diferentes: viticultura, cerealicultura e olivicultura.
Turismo – Programa de Aceleração para a Transição Sustentável, em parceria com a Maze Impact. Este visa apoiar PMEs do setor turístico na sua transição para modelos de negócio mais sustentáveis, respondendo aos desafios regulatórios e às crescentes exigências do mercado, através de 18 semanas de mentoria, formação intensiva e oportunidades de networking. Este foi lançado num webinar de Turismo Sustentável.
Plataforma SIBS ESG
Plataforma desenvolvida em ecossistema entre SIBS, Entidades Financeiras e parceiros de tecnologia e conhecimento, que permite ao tecido empresarial português fazer o seu autodiagnóstico em linha com os requisitos legislativos e regulamentares cada vez mais complexos. A plataforma permite que as empresas avaliem a exposição a riscos climáticos, quantifiquem as suas emissões e que confiram o alinhamento das suas actividades com a taxonomia ambiental europeia. A adopção desta plataforma também permite responder aos pedidos de informação ESG que regem a relação das empresas com as várias entidades bancárias, evitando ao máximo a multiplicação de pedidos.
Iniciativas de sensibilização
Ouvimos especialistas em vários tópicos relacionados com a descarbonização, através das Welectric Talks. Veja as interessantes conversas:
Histórias de sucesso rumo à descarbonização
Estamos orgulhosos do compromisso dos nossos Clientes em fundamentar suas estratégias na sustentabilidade e descarbonização. Venha descobrir estes exemplos de boas práticas.
Acordo de Paris
Acordo internacional firmado pela esmagadora maioria dos países. O acordo inclui um plano de acção para limitar o aumento da temperatura global a menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais e envidar esforços para limitar o aumento a 1,5°C, através de redução das emissões de gases com efeito estufa, o que implica compromissos nacionais e políticas climáticas rigorosas.
Pacto Ecológico Europeu (Green Deal)
Iniciativa da Comissão Europeia aprovada em 2019 para tornar a Europa o primeiro continente neutro em carbono até 2050. Tem como base um conjunto de reformas estruturais e investimentos substanciais em sustentabilidade, abrangendo vários sectores de actividade, nomeadamente, finanças, energia, transporte, agricultura e indústria.
Taxonomia Verde da União Europeia (Regulamento (UE) 2020/852)
Sistema de classificação que define critérios para considerar as actividades económicas como sustentáveis, ajudando à reorientação dos recursos financeiros para as actividades económicas mais necessárias à transição. Promove, ainda, a transparência, uniformização e comparabilidade nas finanças sustentáveis.
Regulamento de Divulgação de Finanças Sustentáveis (SFDR - Sustainable Finance Disclosure Regulation - Regulamento (UE) 2019/2088)
Regulamento europeu que exige que empresas financeiras divulguem como integram fatores ESG no respectivo modelo de negócio.
Directiva de Reporte Corporativo de Sustentabilidade (CSRD - Corporate Sustainability Reporting Directive)
Directiva que substitui a NFRD (Non-Financial Reporting Directive), ampliando os requisitos de reporte de sustentabilidade para mais empresas, e requerendo maior transparência e responsabilidade nas práticas empresariais.
Plano de Acção para a Economia Circular
Plano europeu com medidas que visam: i. promover os produtos sustentáveis como norma; ii. proteger os consumidores; iii. focar em sectores que utilizam mais recursos e onde o potencial de circularidade é maior; iv. garantir menor produção de desperdício; v. assegurar que a circularidade funciona para todas as pessoas, regiões e cidades; e colocar a Europa na liderança dos esforços na economia circular.
Estratégia Nacional de adaptação às alterações climáticas 2020 (prorrogada até 2025)
Estabelece medidas para reduzir emissões de gases com efeito estufa e adaptar-se às mudanças climáticas, implicando políticas abrangentes de mitigação e adaptação.
Estratégia de Biodiversidade para 2030
Estratégia definida pela Comissão Europeia para proteger e restaurar a biodiversidade, combatendo a perda de habitats e espécies, através, nomeadamente, de políticas de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.
Estratégia Nacional para o Hidrogénio
Detalha metas e acções específicas para integrar o hidrogénio na matriz energética nacional, indicando os investimentos necessários em termos de infraestruturas e tecnologias necessárias para o desenvolvimento do hidrogénio como fonte de energia sustentável.
Lei de Bases do Clima (Lei n.º 98/2021, de 31 de Dezembro)
Legislação nacional que estabelece metas de neutralidade carbónica até 2050 para Portugal, definindo um conjunto de políticas climáticas abrangentes, nomeadamente, medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas.
Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC 2030)
Plano estratégico de Portugal que define metas nacionais até 2030 no que respeita à produção e consumo de energia renovável, à eficiência energética e à redução de emissões, concretizando medidas e políticas para as alcançar.
Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050
Directrizes para Portugal alcançar a neutralidade carbónica até 2050, estabelecendo metas e estratégias sectoriais específicas para uma transição gradual e ambiciosa, e uma economia de baixo carbono.
Crédito Habitação - CA Casa Energia Eficiente
Solução de Crédito a habitação que prevê a atribuição de bonificação diferenciada de acordo com a Categoria do Certificado Energético (A+, A ou B).
Ecocrédito
Crédito pessoal que prevê condições especiais para aquisição de bens e equipamentos que usem ou produzam energias renováveis.
LC Descarbonização e Economia Circular
Linha de financiamento, com prazo até 10 anos e garantia mútua até 80% do capital em dívida, destinada a promover a eficiência energética e a economia circular.
LC Energias Renováveis
Linha com prazo entre 12 e 120 meses, destinada ao financiamento de projectos de investimento para produção, comercialização ou utilização de energias renováveis.
Linha de Garantias BPF InvestEU dedicada ao Investimento Sustentável
1.280 milhões de euros de financiamento de médio e longo prazo (de 12 a 180 meses), com 75% de garantia mútua, para apoiar a redução da pegada carbónica e adopção de princípios da economia circular na actividade das empresas.
Linha de Garantias BPF InvestEU dedicada à moblidade urbana
284 milhões de euros de financiamento de médio e longo prazo (de 12 a 240 meses), com 75% de garantia mútua, para apoiar o investimento na adopção de formas de transporte sustentável de passageiros e aquisição de viaturas 100% eléctricas ou a hidrogénio.
Compete 2030
No âmbito do quadro plurianual de apoio Portugal 2030, o Programa Compete
2030, que intervém apenas nas regiões de convergência (Norte, Centro e Alentejo), tem como um dos objectivos estratégicos tornar “Portugal + verde”, através de uma dotação de 815 milhões € destinadas a projectos nas áreas de descarbonização, eficiência energética e produção de energia renovável.
Fundo Ambiental
Fundo nacional gerido pela Secretaria-geral do Ministério do Ambiente e Energia tem como finalidade apoiar políticas ambientais e de acção climática que contribuem para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo país. Este fundo tem destinado apoios para áreas como a gestão da paisagem, eficiência energética de edifícios (vale eficiência), concretização de comunidades de energia renovável, produção de hidrogénio renovável e educação ambiental. Para 2024 foram orçamentados apoios de quase 1,8 mil milhões de euros.
Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
Programa nacional de reformas e investimentos apoiado em fundos comunitários destinados a impulsionar o crescimento e desenvolvimento sustentável da economia nacional, em convergência com a Europa. O programa foi aprovado em 2021 e reprogramado em 2022. Com uma dotação de 22,2 mil milhões de euros a serem executados até 2026, tem como um dos seis pilares a Transição climática (mais de 3,5 mil milhões de euros).
Sustentável 2030
No âmbito do quadro plurianual de apoio Portugal 2030, o Programa Sustentável 2030 tem uma dotação de 3,1 mil milhões de euros destinados a projectos nas áreas da sustentabilidade e transição climática (nomeadamente no prisma da adaptação às alterações climáticas, prevenção de riscos e resiliências a catástrofes e transição para uma economia circular), da mobilidade urbana sustentável e das redes de transporte ferroviário.