O que é o SAF - Sistema de Autenticação Forte?
O SAF é um sistema que lhe permite realizar operações financeiras através do serviço CA Online - Para Mim, que visa incrementar o nível de segurança na utilização do serviço CA Online através da utilização de passwords únicas (OTP – One Time Password) enviadas por SMS para validar determinadas operações financeiras e que têm um período de utilização reduzido. Consiste no envio de um SMS Token, para validar transacções.
NOTA:
Se não possui a sua Password, solicite-a junto da sua Agência CA ou através do serviço Linha Directa.
Quais são os meus direitos ao efectuar pagamentos no Espaço Europeu?
Consulte este Documento da Comissão Europeia para ficar a par dos Direitos dos Consumidores no contexto da PSD2 e Legislação Conexa.
Que cuidados deverei ter ao contratar um TPP - Third Party Provider?
Ao contratar um TPP - Third Party Provider, lembre-se que concederá acesso aos movimentos das suas contas, permitindo pagamentos através das mesmas. Todas as Entidades certificadas para a prestação deste tipo de serviços necessitam de estar registadas na Autoridade Competente dos respectivos países de origem ou Base de Dados da Autoridade Bancária Europeia. Se a Entidade a quem contrata a prestação desses serviços aparentar não ser confiável, tome precauções antes de permitir o acesso desta aos seus dados bancários.
Assim, o Crédito Agrícola aconselha que:
- Consulte toda a documentação disponível antes de aceitar as condições da Entidade em questão, especialmente os Termos e Condições;
- Nunca se esqueça que estará a transmitir informação pessoal a terceiros;
- Tenha sempre em mente que os TPP só poderão fornecer-lhe os serviços prestados pelos mesmos após o seu consentimento expresso para tal, e sempre sobre as contas de pagamento por si indicadas, que por norma serão contas à ordem. Após o seu consentimento, estas Entidades deverão indicar quais os serviços que prestam, bem como o tipo de tratamento que darão aos seus dados;
- Verifique com regularidade todas as suas contas, e reporte todo o tipo de actividade suspeita ou que não reconheça.
Caso opte por dar o seu consentimento a um TPP, o Crédito Agrícola não poderá ser responsabilizado pelo tipo de utilização que o mesmo fará dos seus dados.
O Crédito Agrícola alerta igualmente para eventuais riscos de Fraude associados à contratação de um TPP. Se a actividade de um determinado TPP não lhe parecer lícita, não transmita quaisquer informações pessoais ou bancárias. Um Banco ou Entidade financeira legítima nunca entrarão inesperadamente em contacto consigo para solicitar PIN's, credenciais de acesso ou códigos enviados para o seu telefone via SMS.
Caso tenha dúvidas ou suspeite de alguma situação anómala, não utilize o serviço CA Online - Para Mim, e contacte de imediato o serviço Linha Directa.
Onde poderei consultar mais informações referentes à PSD2?
No website do Banco de Portugal, encontra-se disponível uma página de Perguntas Frequentes, associadas a esta directiva.