1 de Agosto 2024
Multilabel é muita etiqueta
Vestuário, malas, caixas para perfumes, maquilhagem e cosméticos – há toda uma infinidade de referências associadas à moda e aos artigos de luxo. Um sem-número de marcas a disputar mercados e a seduzir consumidores. E porque cada marca, sua etiqueta e, cada vez mais, sua embalagem, existe a Multilabel. Uma empresa portuguesa que o mundo não pára de requisitar.
Pousada de Saramagos, concelho de Famalicão. Este é o ponto de chegada à Multilabel.* E o ponto de partida para a conversa com César Pacheco, o CEO desta empresa de referência na geografia têxtil do Vale do Ave, especializada no design e na produção gráfica de etiquetas, rótulos e embalagens. Uma especialização que tem como suportes equipamento e tecnologia de última geração, aptos a responder às exigências de um universo de Clientes em que pontificam marcas de topo a nível mundial. Impressão digital, offset, serigrafia contínua, serigrafia plana, flexografia, térmica, codificação, PVC, etiquetas tecidas… todos os caminhos, todas as soluções vão dar ao portefólio Multilabel.
Natural de Guimarães, César Pacheco deu na cidade berço os primeiros passos em compras e vendas e na relação com o Cliente, quando, depois da escola e em tempo de férias, ia ajudar a mãe no seu quiosque de jornais, junto à estação ferroviária.
Correram os anos e, na hora de entrar no ensino superior, viu que o futuro apontava para outra direcção, exactamente o da indústria têxtil. Um armazém de fio, na lógica de compra e venda, é a primeira ideia que o atrai, mas o avultado investimento para a concretizar faz pensar em alternativas. Torna-se comercial ao serviço de empresas da região, ganha experiência, respeito dos clientes, visão de negócio e a certeza de que à sua espera estará algo maior. Desde logo a primeira filha, Bárbara [actualmente licenciada em gestão e integrada na empresa nessa área]. Estávamos em 2001 e, nos seis anos seguintes, vai-se afirmando como revendedor no domínio do têxtil. Entretanto, espreita novas oportunidades, estabelece parcerias, diversifica competências. Valeu o esforço, mas o caminho, definitivamente, não era por aí.
“Reconheço o muito que aprendi, mas a revenda deixou de me cativar. É fácil perceber porquê: a impossibilidade de honrar os prazos de entrega, por falta de respaldo a montante, é algo que não poderia aceitar. A confiança é, será sempre, para mim um valor sagrado”, defende César Pacheco.
A Multilabel surge em 2008, num percurso inicial de três anos partilhado com outro sócio. Em 2011, ao assumir os destinos da empresa, o novo CEO decide investir na produção própria. Passa para instalações com 300 m2, o negócio ganha outro fôlego, as encomendas vão aumentando a um ritmo imparável e cedo se conclui que é preciso outro espaço. Dito e feito, agora através do arrendamento de um edifício industrial com 2.000 m2.
O tempo voa e, com ele, a certeza de que a estratégia está a ser bem-sucedida. De tal modo que, em 2016, é mais uma vez imperativo partir para novas instalações – as actuais, precisamente.
De então para cá, os números e os factos são bem explicativos. No início, o negócio não ultrapassava os quatro Colaboradores. Hoje, são 70 e, considerando a subcontratação pontual, estaremos já perto dos 100, na sua maioria agregados à área da produção.
Transparência, verdade, qualidade do produto, parceiros de excelência, estes são “os quatro argumentos que jogam claramente a nosso favor”, avança César Pacheco. Argumentos que explicam o racional de crescimento da Multilabel a dois dígitos, entre os 20 e os 30% nos últimos cinco anos, mesmo perante cenários de excepção como o que resultou da mais recente pandemia.
Sopre para onde soprar o vento, dificilmente haverá deriva que demova a estratégia de internacionalização da empresa. Tanto mais que o volume de exportações da Multilabel anda já na casa dos 40% da sua produção global. Perante a realidade dos números e das dinâmicas que os sustentam, vale perguntar para onde recaem as atenções – leia-se prioridades – dos novos investimentos? A resposta de César Pacheco, ponderada e antecipada por um sorriso, anuncia-nos a nova área de especialidade da empresa: “As caixas de luxo para perfumes, maquilhagem e cosméticos, a partir de materiais que envolvem cartolina, cartão e tecido”. É caso para dizer… lá está Portugal a seduzir o Mundo.
*Cliente CA Médio Ave