1 de Setembro 2023
EcoXperience
Há números que agitam a nossa consciência ambiental. Vejamos este exemplo: um litro de óleo alimentar usado (OAU) contamina um milhão de litros de água. Este foi o ponto de partida da EcoXperience. Uma empresa portuguesa que desenvolveu uma fórmula única no mundo, para reciclar, valorizar, dar nova vida a um resíduo muito perigoso. Resultado: um portefólio completo de detergentes biodegradáveis ao encontro de clientes domésticos e empresariais. O Planeta agradece. E o Crédito Agrícola reconhece
Quando quatro amigos partilham uma boa ideia e o desassossego de empreender e inovar, é provável que algo aconteça… Assim sucedeu com os fundadores da EcoXperience: César Henriques, Filipe Antunes e Gonçalo Sá, os três com formação em Química, e Daniel Martins, o homem do Marketing. Juntos, chamaram a si a pertinência de fazer ouvir a sua voz sobre os perigos do óleo alimentar usado (OAU) e de descobrir uma alternativa de reutilização. A ideia foi lançada na Universidade de Coimbra, em 2016, seguindo-se três anos de acções de comunicação e marketing relacional para esmiuçar as grandes questões suscitadas pelo tema.
“Numa primeira fase, procurámos justamente sensibilizar as pessoas para a importância de transformar o OAU em casa”, assinala César Henriques, referindo que cedo se aperceberam do potencial de comercialização dos detergentes ecológicos já prontos a usar, considerando quer o universo doméstico quer o sector profissional.
Definitivamente, estava aberto o caminho à concretização do projecto EcoX, um produto da economia circular assente numa fórmula inovadora e num propósito assertivo: “Democratizar a valorização de óleos em qualquer lar ou estabelecimento comercial, através de um processo de reciclagem rápido e seguro. Como resultado, são criados detergentes e sabões líquidos 100% biodegradáveis e com características de limpeza semelhantes às das marcas líderes de mercado”.
A utilização, uma e outra vez, deste resíduo em concreto, valorizado em produto biodegradável, torna o EcoX um projecto realmente diferenciador a nível mundial. “Detergentes ecológicos já existem muitos no mercado; agora, detergentes biodegradáveis, produzidos a partir de um resíduo que o próprio cliente pode ‘fornecer’, comercializados a granel (neste caso, as embalagens, em plástico reciclado, também podem ser reutilizadas)… tudo isto confere ao projecto EcoX uma dimensão especial, ao representarmos um conceito único no mundo”.
O portefólio da empresa agrega actualmente cerca de 100 referências SKU (stock keeping unit), o que permite ao cliente, particular ou profissional, limpar e desinfectar na totalidade só com produtos EcoX. Hoje como ontem, o modelo de negócio assenta na economia circular – desde a produção ao modo de comercialização (pequena e média distribuição e venda directa online) – certos de que esses princípios fazem realmente a diferença na hora de reduzir os impactes ambientais.
Acresce, no seu compromisso com o futuro, que a EcoXperience continua a manter intacta a ideia de que a educação e a sensibilização constituem um dos motores mais poderosos nesta dinâmica de sustentabilidade. Vem a propósito sublinhar que o kit educativo SOAPY – precisamente o primeiro produto da marca EcoX – permanece entre os suportes principais nas acções de sensibilização que a empresa vai promovendo. “Até à data, impactámos directamente mais de 35 mil pessoas e o número de workshops supera já os 600”, avança César Henriques, dando nota de que esta vertente educativa tem vários impactes directos, entre os quais se destaca “a quantidade de OAU valorizado, que já ultrapassa as 50 toneladas, registo que permitiu evitar a contaminação de até 5 mil milhões de litros de água”.
É obra. Obra relevante e reconhecida, em 2022, pelo Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, que atribuiu ao projecto EcoX a distinção Born From Knowledge Awards, da responsabilidade da Agência Nacional de Inovação.
“O reconhecimento é a cereja no topo do bolo”, confessa César Henriques. “Quando o nosso trabalho é reconhecido por entidades desta relevância, só podemos estar satisfeitos, olhar para trás e dizer que tudo tem valido a pena”, concretiza, finalizando com a reafirmação de um valor maior para a EcoXperience: “Trabalhar para ajudar os nossos clientes e parceiros a diminuir a pegada ecológica”.
E o Planeta sorri, naturalmente…