1 de Setembro 2022
Esta Meat é Ethical
… e não é por acaso: o projecto de investigação e produção de carne Ethical Meat tem as suas raízes na inovação para a sustentabilidade. Isso mesmo esteve na base do reconhecimento do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2022
m sistema integrado de produção sustentável de carne. Eis o Ethical Meat – Sistema Integrado de Produção Sustentável de Carne, um projecto do Grupo Monte do Pasto desenvolvido em parceria com as universidades de Évora e do Minho. Co-financiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (Compete2020), este é um projecto diferenciador logo desde a génese, incorporando a inovação ao longo de toda a cadeia de valor da fileira da carne com o compromisso de disponibilizar aos consumidores um produto com a melhor qualidade e os melhores indicadores de sustentabilidade. Propósito sublinhado pela directora técnica do Monte do Pasto, Ana Geraldo, assinalando que a empresa tem pugnado pela consciencialização de uma cidadania responsável. Resultou daí, em 2014, a fixação da sustentabilidade como pilar estratégico do negócio, a par da inovação, da qualidade e da internacionalização. Esta base sólida foi o motor para o desenvolvimento de um sistema próprio de produção de carne, que assenta na criação ao ar livre e na promoção do bem-estar animal, através da marca de carne True Born, que chega aos consumidores com a rotulagem adicional “Do Prado ao Prato”, atribuída pelo Ministério da Agricultura.
O Ethical Meat é o primeiro Parque de Inovação e Bem-Estar Animal, em Portugal e na Europa. No plano experimental, aqui são promovidas boas práticas e testadas soluções tecnológicas que aumentam a eficiência produtiva, reduzem consumos de nutrientes e reforçam a qualidade da carne. Sendo esta uma iniciativa abrangente, em simultâneo estão a ser desenvolvidas soluções que visam alargar o prazo de validade da carne, bem como o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis, numa lógica de redução do desperdício alimentar e da pegada de carbono. Há, portanto, toda uma preocupação ambiental, a par e passo com o objectivo de proporcionar um produto com qualidade superior. Justamente por isso, Ana Geraldo retoma o propósito do Monte do Pasto em torno do Ethical Meat, que passa por garantir um produto de reduzido impacto ambiental através da comercialização da carne True Born em embalagens ecológicas, ultracongeladas e fatiadas em porções de consumo ideais, contribuindo, assim, para minimizar o desperdício.
Entretanto, a ideia é estender a investigação por mais 12 meses, na medida em que continuam em curso trabalhos científicos cujos resultados estão a ser partilhados com a comunidade académica e com os criadores. Além disso, a empresa espera, entre 2023 e 2024, conseguir apresentar ao mercado os primeiros produtos que materializam a filosofia do “Prado ao Prato”. Não obstante, a directora técnica do Monte do Pasto avança que o projecto espreita, desde já, novos horizontes, tendo como meta atingir linhas de investigação complementares que possibilitem chegar ainda mais longe em termos de maximização da qualidade e de minimização do impacto ambiental. Razões que conferem todo o sentido à atribuição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2022, na categoria “Alimentação, Nutrição e Saúde”. Nas palavras de Ana Geraldo, esta distinção é, antes de mais, a confirmação de que “o investimento na sustentabilidade e na inovação aplicada cria valor”. Ao reconhecer a excelência do Ethical Meat, o prémio é recebido como “fonte de inspiração para uma nova geração de agricultores”, reforçando a promoção de uma nova forma de criar animais no Alentejo: “mais ética, mais sustentável e capaz de gerar mais valor e riqueza para a região”.