Crédito Agrícola anuncia os vencedores da 11ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação

21 de Novembro de 2024 - O Crédito Agrícola revelou ontem, na cerimónia que encerrou o programa GO WIDE e que contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, os vencedores da 11ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola.

A iniciativa tem o propósito de reconhecer e apoiar, anualmente, projectos portugueses de excelência que demonstrem inovação e impacto positivo – económico, social e ambiental – nos sectores agrícola, agro-alimentar e florestal. Desde a sua criação, este prémio constitui uma referência nacional no que diz respeito ao estímulo do espírito de empreendedorismo e inovação e ao impulsionamento da competitividade do sector sustentável em Portugal.

Na categoria Transição Energética e Neutralidade Carbónica, foi distinguida a RE-FEED, uma rede colaborativa de agricultores para o estabelecimento de Comunidades de Energia Renovável e de autoconsumos colectivos.

O prémio para a categoria Resposta a Stresses Bióticos e Abióticos foi entregue ao projeto Sementes Duradouras, baseado na investigação de alterações genéticas e epigenéticas, que consiste na aplicação de extractos de algas em sementes, a fim de aumentar a sua longevidade por via da optimização da resposta ao stress oxidativo.

Na categoria de Valorização de Recursos Endógenos, venceu o ingrediente LignoBeauty que constitui um emulsionante, antioxidante e reforçador UV, produzido a partir de lenhina, que pode ser incorporado em formulações cosméticas.

No que concerne à categoria de Segurança Alimentar e Nutricional, o prémio foi entregue à Pocket-Vet, uma solução tecnológica de pecuária de precisão que utiliza inteligência artificial e espectroscopia para medir parâmetros no leite e no sangue dos animais – com apenas uma única gota, possibilita a detecção precoce de mastite.

O Projecto Promovido por Associado Crédito Agrícola vencedor foi o ResiliBerry, um programa de Melhoramento Genético que visa obter variedades de morango, adaptadas às condições edafoclimáticas de Portugal, o que implica elevada resiliência às alterações climáticas e à escassez de água, bem como a pragas e doenças emergentes.

O prémio de reconhecimento especial “Inovação em Parceria” foi atribuído à OakFood, uma rede de produtores de bolota e locais de recolha, que estuda e analisa a sua escalabilidade com o propósito de optimizar os custos de apanha e processamento, bem como de assegurar o abastecimento contínuo deste produto.

Por fim, a distinção Born from Knowledge Awards, atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI), foi entregue ao projecto Seedsight, uma bioplataforma digital global para a indústria dos cereais, capaz de verificar a qualidade de carregamentos inteiros e fornecer uma visão multi-paramétrica da matéria-prima. Esta categoria distingue a entidade ou o projecto que mais se tem destacado em actividades de Investigação & Desenvolvimento.

Este ano a cerimónia de entrega de prémios foi integrada no programa GO WIDE, um evento organizado pela AGROGLOBAL WIDE, que pretende mobilizar o ecossistema de inovação nos sectores em destaque, promovendo o conhecimento obtido por meio de projectos de inovação financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).