13ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja distingue 7 clientes do Crédito Agrícola

20 de Maio de 2024 - Foram divulgados os vencedores da 13ª edição do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja no Colóquio do Azeite, no decorrer da 40ª Ovibeja. Esta é uma iniciativa patrocinada em exclusivo pelo Crédito Agrícola e organizada pela ACOS - Associação de Agricultores do Sul, com o apoio da Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal.

A edição deste ano do Concurso recebeu um total de 113 amostras de azeite nas cinco categorias a concurso – Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Intenso e Hemisfério Sul – provenientes de 10 Países Produtores: Alemanha, Argentina, Brasil, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália e Portugal.

No que diz respeito aos prémios máximos entregues, na categoria Frutado Maduro o Ouro foi atribuído a Ana Maria Romero Moreno, na categoria Frutado Verde Ligeiro o Ouro foi entregue a Esporão S.A., nas categorias Frutado Verde Médio e Frutado Verde Intenso o Ouro coube a Monini S.P.A., e na categoria Hemisfério Sul o Ouro foi para Essenza Agroecológico LTDA. A lista completa de vencedores (Ouro, Prata, Bronze e Menções Honrosas) pode ser consultada aqui.

A 13º edição do Concurso distinguiu azeites das várias regiões do país que representaram 7 clientes do Crédito Agrícola, nomeadamente das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo Alentejo Central, Alentejo Sul, Alto Douro, Guadiana Interior e Centro de Empresas Lisboa.

O presidente do júri foi o professor José Gouveia, especialista mundial em azeites, e contou com a ajuda de 30 jurados de nove países – Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, EUA, Grécia, Itália, Japão e Portugal – para seleccionar os projectos vencedores.

O Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja tem como objectivo promover e colocar à prova a qualidade do azeite nacional e internacional. Esta é uma aposta do Grupo Crédito Agrícola na valorização do sector do azeite, cooperativas e associações de produtores, produtores individuais e empresas de embalamento, assim como, no desenvolvimento das economias locais.