01 de Agosto de 2023 - Em resultado de interesse firme, por parte de investidores institucionais, nas obrigações emitidas no passado mês de Junho, o Grupo Crédito Agrícola decidiu incrementar o seu montante para 250 milhões de euros. Como tal, o Grupo Crédito Agrícola informa que realizou, em 01 de Agosto de 2023, através da Caixa Central de Crédi-to Agrícola Mútuo, C.R.L., uma emissão contínua (tap issue) de dívida no mercado internacional, no montante de 50 milhões de euros, relativa à emissão de dívida sénior preferencial ligada à Sustentabilidade Social, anteri-ormente lançada no dia 28 de Junho, no montante de 200 milhões de euros.
Esta tap issue será fungível com as obrigações existentes, acima mencionadas. A liquidação ocorrerá no dia 8 de Agosto de 2023 e, à semelhança da emissão inicial, as obrigações serão cotadas na Euronext Dublin (código ISIN temporário, PTCCCNOM0005). A Moody’s Investor Services atribuiu um rating de “Ba1” a esta emissão.
A tap issue é também elegível para efeitos de MREL, permitindo assim ao Grupo Crédito Agrícola superar o requisito vinculativo de MREL TREA + CBR de 25,28% que vigorará a partir de 1 de Janeiro de 2024.
Estando os valores cooperativos e de Sustentabilidade patentes de forma muito vincada no ADN do Grupo Cré-dito Agrícola, esta emissão destina-se a financiar e/ou refinanciar Activos Sociais Elegíveis, no âmbito do Fra-mework de Obrigações de Sustentabilidade, disponível para consulta em www.creditoagricola.pt/investor-relations-en.
A conclusão da presente emissão de dívida espelha o reconhecimento continuado, por parte do mercado, da rentabilidade, solidez, liquidez e resiliência do Grupo Crédito Agrícola, a par do seu compromisso no apoio e financiamento sustentável da economia portuguesa e na promoção do desenvolvimento socioeconómico das comunidades locais.