Crédito Agrícola gera €72,5M de resultados líquidos no 1º trimestre de 2021

• Negócio bancário contribuiu com €65,3M (+122,9% face ao período homólogo)
  • Solvabilidade sobe para 18,3%

21 de Maio de 2021 - O Grupo Crédito Agrícola apresentou um resultado líquido consolidado de 72,5 milhões de euros (+114,6% face ao período homólogo) no primeiro trimestre de 2021, um período marcado por um novo confinamento geral como medida de contenção da pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19). Para este resultado, o negócio bancário contribuiu com 65,3 milhões de euros (+122,9% face ao período homólogo).

De acordo com as regras CRD IV/CRR, o Grupo Crédito Agrícola apresenta um confortável nível de solvabilidade consubstanciado pelos rácios common equity tier 1 (CET1) e de Fundos Próprios Totais, ambos de 18,3% (excluindo o resultado líquido do período), um rácio de alavancagem de 7,6% e um nível de cobertura de liquidez (rácio LCR) de 422,9%, todos bem acima dos níveis mínimos recomendados. O rácio Texas, determinado pelo quociente entre o stock de NPL e a soma dos capitais próprios tangíveis com o stock de imparidades, fixou-se nos 38,5%.

A carteira de crédito bruto a Clientes ascendia a 11,4 mil milhões de euros, uma variação positiva de 7,0% nos últimos 12 meses e que superou a variação homóloga positiva de 5,4% registada pelo conjunto das instituições financeiras em Portugal para o mesmo período, reflectindo a continuação do apoio às famílias, empresas e instituições clientes do Grupo CA no actual contexto da crise pandémica.

No final de Março de 2021, as moratórias aprovadas pelo Crédito Agrícola totalizaram 2.682 milhões de euros, num total de 27.040 contratos. Deste valor, 77,6% do montante corresponde a crédito a empresas, 13,9% corresponde a crédito habitação e 8,4% a outros créditos a particulares.

O Crédito Agrícola apoiou 4.237 empresas nacionais através da concessão de 317,7 milhões de euros ao abrigo das linhas de crédito protocoladas COVID-19, com a garantia do Estado.

Os recursos de Clientes, sob a forma de depósitos bancários, totalizavam cerca de 17,6 mil milhões de euros, valor que denota um crescimento de 14,4% correspondente a 2.211 milhões de euros, em termos homólogos, demonstrando a confiança dos Clientes no Grupo CA, num período de incerteza como o actual. Este aumento de recursos, superior ao aumento do crédito (líquido) concedido a Clientes, contribuiu para a redução do rácio de transformação que, no final do período, ascendia a 62,4%.

Em termos de qualidade da carteira de crédito do Grupo Crédito Agrícola, o rácio bruto de Non Performing Loans (NPL), de acordo com a Instrução 20/2019, em Março de 2021 situava-se em 7,8%, registando uma evolução favorável face aos 8,1% verificados no final de 2020.

O Grupo tem vindo a dar continuidade a uma gestão sã e prudente, indispensável no actual contexto macroeconómico, reflectida em imparidades de Non Performing Loans acumuladas a Março de 2021 de 306 milhões de euros, valor que confere um nível de cobertura de NPL por imparidades de NPL de 35,8% e uma cobertura de NPL por imparidades de NPL e colaterais de 128,6% e de 87,6%, considerando o limite de exposição por contrato, custos de recuperação e haircuts. Em termos de composição do produto bancário, a margem financeira cresceu 7,4 milhões de euros (+9,4%) em relação ao mesmo período em 2020, assim como a margem técnica do negócio segurador, que registou uma variação homóloga de +8,7 milhões de euros (+213,7%).

Em sentido contrário e face ao período homólogo, as comissões líquidas diminuíram 2,5 milhões de euros (-8,4%) e os resultados das operações financeiras reduziram 4,2 milhões de euros (-7,7%).

Nos primeiros 3 meses de 2021, os resultados registados nos veículos de desinvestimento imobiliário (nomeadamente via desvalorização de unidades de participação) penalizaram os resultados consolidados em -2,3 milhões de euros, verificando-se uma redução favorável de 1 milhão de euros face ao valor registado no período homólogo (-3,3 milhões de euros).

A rentabilidade alcançada pelo Grupo Crédito Agrícola a Março de 2021 (14,8% de ROE) espelha os resultados conseguidos nas diferentes componentes do Grupo (Caixas Agrícolas, Caixa Central, companhias de seguros vida e não vida e gestão de activos e fundos de investimento), sendo de assinalar os contributos positivos de 2,3 milhões de euros da CA Vida e de 1,5 milhões de euros da CA Seguros.

Os custos operacionais observaram uma redução homóloga de 3,8 milhões de euros que reflecte, essencialmente, a contenção observada nas rubricas de publicidade, avenças e honorários e outros serviços. A redução dos custos de estrutura e o aumento do produto bancário determinaram uma melhoria de 5,6% no rácio de eficiência que, com referência a Março de 2021, se situou em 48,2%.

As imparidades e provisões alcançaram 6,9 milhões de euros, evidenciando uma redução em termos homólogos de 20,7 milhões de euros, justificada essencialmente por: (i) 18,2 milhões de euros de provisões genéricas constituídas no primeiro trimestre de 2020 para cobertura, ao longo de 2020, de riscos relacionados com activos imobiliários e carteira de crédito; (ii) uma diminuição de 10,0 milhões de euros nas imparidades de títulos de dívida face ao trimestre homólogo, decorrente da actualização dos cenários macroeconómicos e consequente desagravamento de PD e LGD; e (iii) em sentido contrário, pelo aumento das imparidades da carteira de crédito, em 6,8 milhões de euros e pelo aumento das imparidades de outros activos em 0,7 milhões de euros relacionadas, essencialmente, com imóveis por recuperação de crédito, face ao primeiro trimestre de 2020.

O exercício de 2021 encerra níveis de incerteza ainda elevados que se poderão vir a reflectir ao nível do incremento de imparidades da carteira de crédito. Neste contexto, os próximos resultados trimestrais poderão sofrer alterações materiais decorrentes das actividades de acompanhamento regular da carteira de crédito, em particular, dos sectores mais afectados pela crise e com maior peso de contratos de crédito em situação de moratória.

Dez. 2020

Δ Abs. 21/20

Δ % 21/20

Balanço

Activo líquido total

1,9%

Crédito a Clientes total (líquido)

1,5%

72,5

38,7

114,6%

Apoio e protecção às famílias, empresas e colaboradores do Grupo CA em contexto de pandemia provocada pelo COVID-19

No primeiro trimestre de 2021, o Crédito Agrícola disponibilizou três novas linhas de apoio destinadas (i) aos trabalhadores e empresas exportadoras do sector da Indústria e do Turismo, cuja utilização actual atinge os 20,6 milhões de euros, (ii) aos trabalhadores e empresas que fornecem bens e serviços para apoio à Realização de Eventos, ao abrigo da qual tinham sido concebidos 0,4 milhões de euros no final de Março de 2021 e (iii) para apoio às Agências de Viagens e Operadores Turísticos (ainda sem utilização).

No final de Março de 2021, o Crédito Agrícola tinha aprovado a introdução de moratórias num total de 27.040 contratos de crédito, no valor de 2.682 milhões de euros. Deste valor, 77,6% do montante corresponde a crédito a empresas, 13,9% corresponde a crédito habitação e 8,4% a outros créditos a particulares.

No final de Março de 2021, em termos globais, 89,1% das moratórias de crédito estavam em situação regular (stages 1 e 2).

Responsabilidade social corporativa

O Crédito Agrícola, único banco a operar em Portugal filiado no sector bancário cooperativo europeu (que integra alguns dos maiores bancos mundiais), é um Grupo de referência no sistema bancário português, com capitais exclusivamente nacionais, do qual fazem parte um conjunto de empresas financeiras, entre as quais as seguradoras CA Vida e CA Seguros, e que apresenta uma oferta universal de produtos e serviços financeiros e de protecção.

O Grupo CA, através da implementação de uma estratégia coordenada entre as 75 Caixas de Crédito Agrícola Mútuo que o compõem - prossegue empenhado em dinamizar a economia das regiões, cidades e vilas portuguesas e em contribuir para a coesão social e territorial de Portugal.

Em 2020, o Crédito Agrícola assumiu o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades em que se insere, consubstanciado na Política de Sustentabilidade que reflecte as preocupações sociais, ambientais e de governação e apresenta um conjunto de compromissos em matéria de finanças sustentáveis que, em prol do bem-estar das populações, conferem acrescida importância à gestão dos ecossistemas, ao uso eficiente dos recursos, à urgência no combate às alterações climáticas e à desigualdade.

Reconhecimento externo

No 1º trimestre de 2021, foram divulgados os resultados ECSI 2020 - European Consumer Satisfaction Index 2020, no qual a CA Seguros liderou, pelo terceiro ano consecutivo, o mais elevado nível de satisfação com uma avaliação de 8,04 (numa escala de 0 a 10), na dimensão “Satisfação dos Clientes”.

Nos primeiros três meses de 2021, o Crédito Agrícola destacou-se ainda no ranking das instituições menos reclamadas do Relatório de Supervisão Comportamental referente ao ano de 2020, realizado pelo Banco de Portugal, como o banco nacional que apresenta menos reclamações nos depósitos à ordem (9 reclamações por cada 100 mil contas de depósitos à ordem, que compara com a média do sistema bancário: 34 reclamações por cada 100 mil contas) e no crédito ao consumo (18 reclamações por cada 100 mil contratos de crédito aos consumidores versus a média do sistema com 40 reclamações por cada 100 mil contratos). O Crédito Agrícola posicionou-se ainda em segundo lugar no número de reclamações no crédito habitação e hipotecário, com 52 reclamações por cada 100 mil contratos de crédito à habitação e hipotecário (abaixo da média do sistema bancário: 119 reclamações por cada 100 mil contratos de crédito).

Principais Indicadores Consolidados do Grupo Crédito Agrícola

Dez. 2020

Mar. 2020

Δ Abs. Mar.21/Mar.20

Δ % Mar.21/Mar.20

Balanço

Activo líquido total

22,4%

Crédito a Clientes total (bruto)

7,0%

do qual: Crédito a empresas e administração pública (bruto)

9,9%

Crédito a Clientes total (líquido)

7,4%

Recursos de Clientes no balanço

14,4%

Imparidades e provisões acumuladas

- 22

- 3,7%

das quais: Imparidades acumuladas de crédito

- 7

- 1,8%

Provisões técnicas de contratos de seguros

- 88

- 11,4%

Situação líquida

8,3%

Recursos fora do balanço

- 2

- 0,1%

Resultado líquido consolidado

86,8

33,8

72,5

38,7

114,6%

do qual: Resultado líquido do negócio bancário

68,8

29,3

65,3

36,0%

122,9%

do qual: Empresas Seguradoras (CA Vida e Seguros)

10,2

36,0%

35,8%

- 0,2 p.p.

Rácio de cobertura de NPL por imparidades de NPL e colaterais

128,1%

132,0%

128,6%

- 3,4 p.p.

Rácio de cobertura de NPL por imparidades de NPL e colaterais4

86,8%

86,7%

87,6%

0,9 p.p.

Rácio de eficiência

64,1%

53,8%

48,2%

- 5,6 p.p.

Rentabilidade do activo (ROA)

0,4%

0,7%

1,2%

0,5 p.p.

Rentabilidade dos capitais próprios (ROE)

4,9%

7,5%

14,8%

7,4 p.p.

Rácio common equity tier I5

18,0%

16,9%

18,3%

1,5 p.p.

Rácio de fundos próprios totais5

18,0%

16,9%

18,3%

1,4 p.p.

Rácio de cobertura de liquidez (LCR)

434,5%

432,5%

422,9%

- 9,6 p.p.

Rácio de alavancagem

7,7%

8,7%

7,6%

- 1,2 p.p.

Rácio Texas6

40,8%

44,7%

38,5%

- 6,2 p.p.

# de Agências bancárias

- 9

- 1,4%

(1) Fundos imobiliários, CA Imóveis, Unip. Lda e Rusticodivinal, Lda.
(2) Rácio calculado segundo a instrução 23/2012 do BdP, determinado pelo quociente entre crédito líquido concedido a Clientes e depósitos de Clientes.
(3) Rácio calculado segundo a instrução 20/2019 do BdP.
(4) Aplicando haircuts e custos de recuperação, tendo por limite a exposição do contrato.
(5) O rácio não incorpora o resultado líquido gerado no período.
(6) Determinado pelo quociente: NPL / (Capitais Próprios Tangíveis + Stock de Imparidades)