2 de Dezembro de 2019 - Já são conhecidos os vencedores da 6ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola que distingue projectos inovadores, ligados ao meio rural e desenvolvidos no nosso país. Aos projectos vencedores em cada uma das 3 categorias e 2 distinções de reconhecimento especial foram atribuídos 25 mil euros (5 mil euros a cada projecto), numa Cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo.
O projecto ChestWine é o vencedor na categoria Produção, Transformação e Comercialização. Ao utilizar a flor de castanheiro como conservante natural isento de toxicidade para o vinho, cria uma alternativa aos sulfitos adicionados e proporciona ao consumidor um vinho biodinâmico, diferenciado, seguro e portador de propriedades bioactivas.
O projecto ChestWine, do Instituto Politécnico de Bragança, é também vencedor da distinção Born From Knowledge – BfK AWARDS, que visa distinguir a entidade ou projecto que mais se destaque em actividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D). A distinção BfK AWARDS é uma das iniciativas do programa Born From Knowledge (BfK), um programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da Agência Nacional de Inovação. Através da associação a concursos e/ou prémios de inovação existentes, distingue projectos que “nasçam do conhecimento” e empresas que mais se destaquem em actividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D). A entrega da distinção BfK Awards ficou a cargo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.
Já na categoria Desenvolvimento Rural foi premiado o projecto Forest Supervisor. Este projecto consiste num sistema de detecção de fogos florestais que analisam: temperatura, humidade, CO2, direcção e velocidade do vento. Através de sensores de inteligência artificial detectam e prevêem fogos 24/7. É uma solução de fácil instalação, com um grande raio de abrangência (300m vs. 20m convencional) e com bom equilíbrio entre custo e eficácia.
O projecto Phytoalgae é o vencedor da categoria Jovem Empresário Rural. Tem o objectivo de produzir biomoléculas essenciais para a saúde humana, através do reaproveitamento dos resíduos agroindustriais para a produção biológica de microalgas endémicas da Região Autónoma da Madeira.
Na distinção Inovação em Parceria: Grupos Operacionais, o prémio foi atribuído à Waste2Value, que faz a valorização de subprodutos da actividade agrícola através da produção de alimentos compostos para animais, plásticos biodegradáveis e tratamento de efluentes animais.
Por último, o prémio de reconhecimento especial para a candidatura promovida por Associado do CA foi atribuído ao projecto Arouca Agrícola, uma estratégia municipal de melhoria das práticas agrícolas no território, que visa estimular o modo de produção biológico, apoiando o escoamento de produtos diferenciados (património genético e variedades regionais) e criando dinâmicas na vertente educativa (ambiental e alimentar), social (quintas terapêuticas) e turística (turismo agrícola).
O Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola é organizado pelo Crédito Agrícola e pela INOVISA, em articulação com a Rede Rural Nacional.
Este é o sexto ano consecutivo que o Crédito Agrícola apoia os empreendedores e os seus projectos inovadores, numa iniciativa que pretende contribuir para a modernização, a competitividade e o crescimento do sector agrícola em Portugal.