Lisboa, 16 de Abril de 2015 – O Crédito Agrícola reforça em 50 milhões de euros o capital disponível para financiamento a PME e empresas de média capitalização (mid-caps), com um acordo assinado hoje, na sede do CA em Lisboa, com o Banco Europeu de Investimento (BEI).
Presentes na assinatura deste acordo, que define este montante concedido ao CA pelo BEI, estiveram Román Escolano, vice-presidente do BEI, Licínio Pina, presidente do Conselho de Administração Executivo do Crédito Agrícola, e Renato Feitor, membro do Conselho de Administração Executivo do Crédito Agrícola.
Conforme o acordo de empréstimo firmado entre ambas as instituições bancárias, o BEI financia até 100% do custo total dos projetos de PME e mid-caps (com um teto máximo de 12,5 milhões de EUR por projeto) e até 50% de outros tipos de projectos.
As PME podem assim ter acesso a financiamento de longo prazo para os respetivos projetos de investimento, bem como a linhas de crédito em condições favoráveis para financiar as necessidades de fundo de maneio.
São elegíveis os projectos de pequena dimensão nas áreas da agricultura, silvicultura, pesca, agroturismo e serviços, indústria, ambiente, recursos humanos, investigação e desenvolvimento, assim como projetos promovidos por autarquias ou por outras entidades que apresentem ideias relevantes para o desenvolvimento económico.
Esta linha de crédito concedida pelo BEI constitui uma renovada aposta daquela Instituição no sector agro-alimentar, em que o Crédito Agricola tem um forte posicionamento, que sai assim reforçado com a formalização deste acordo celebrado hoje entre as duas Instituições.
Numa altura em que a economia nacional está a dar sinais positivos é essencial o papel das instituições bancárias no reforço de financiamento do tecido empresarial como instrumento para alavancar o negócio.