Lisboa, 14 de Maio de 2013 – O Crédito Agrícola foi o banco que recebeu menos reclamações, de acordo com o Relatório de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal referente ao ano de 2012.
Em todos os produtos analisados, com excepção do crédito habitação em que foi o segundo banco com menos reclamações, o CA distinguiu-se por ter menos reclamações junto do regulador.
Por cada mil contas de Depósitos à Ordem o Crédito Agrícola registou sete reclamações, quando a média do sistema bancário foi de 20. No crédito ao consumo o CA apenas registou oito queixas por cada 100 mil contratos, quando a média do sistema foi de 34. Nos cartões de crédito, onde a média do sistema foi de 65 reclamações por cada milhão de cartões, verificaram-se 12 reclamações no CA. Nos cheques, apuraram-se sete queixas no Crédito Agrícola, quando a média do sistema foi de 19 reclamações. Apenas no crédito habitação o CA não foi o banco com menos reclamações, tendo registado 4,4 queixas por cada 10 mil contratos, ocupando a segunda posição, sendo que a média do sistema foi de 7,8 por cada 10 mil contratos.
Os valores de base cooperativista que distinguem o CA e a relação de proximidade que o banco mantém com Clientes e Associados estão na origem destes resultados.
O Crédito Agrícola conta com uma rede de 700 agências espalhadas de norte a sul do país e na Região Autónoma dos Açores. Com uma forte presença nas áreas rurais, sendo em alguns casos o único meio de contacto com o sistema financeiro, o CA dá um contributo decisivo para o desenvolvimento das economias locais.