O que preciso fazer para utilizar este serviço?
Para utilizar o MB NET, necessita apenas de ser titular de um cartão bancário (débito ou crédito) emitido por uma instituição bancária aderente ao serviço e deverá efectuar, no Multibanco, a adesão ao MB WAY. Para criar cartões MB NET utilize a App MB WAY.
O que preciso fazer para utilizar o serviço MB NET na APP MB WAY?
Para poder usar o MB NET através da App MB WAY basta ser aderente ao serviço MB WAY. Caso não seja aderente siga os passos:
- Seleccione a opção "MB WAY" no Multibanco;
- Insira o número de telemóvel que pretende associar ao cartão bancário e defina o seu PIN MB WAY, com seis dígitos.
Irá utilizar este PIN para confirmar as transacções na App MB WAY; - Faça download e active a app MB WAY no seu smartphone ou tablet (disponível para Android, iOS e Windows) inserindo o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY definido durante o processo de adesão.
- Receberá de imediato um SMS com o código de activação a inserir na App e o serviço fica totalmente pronto a ser utilizado.
Os dados de adesão e registo no MB WAY serão sempre o seu número de telemóvel e o PIN MB WAY.
Posso aderir ao MB NET com o meu cartão de débito e fazer pagamentos?
Uma das grandes vantagens do serviço MB NET é a possibilidade de realização de pagamentos online através do cartão de débito. Para tal, basta ser titular de um cartão bancário de débito (ou crédito) emitido por uma instituição participante no sistema, utilizar a app MB WAY ou solicitar em qualquer Caixa Automático da Rede MULTIBANCO a geração de um utilizador para acesso ao site do serviço (área de LOGIN). Deve ainda validar se o comerciante permite o pagamento com cartões da marca do cartão (MasterCard/Visa) com o qual aderiu ao MB NET.
O que é um cartão MB NET?
Um cartão MB NET é um cartão virtual, emitido com as mesmas características de um cartão de pagamento (número de cartão, data de expiração e código de segurança) destinado à realização de compras não presenciais (internet, telefone, email ou fax) em Comerciantes nacionais e internacionais.
É um cartão com um montante de compras limitado e uma validade limitada que poderá ir de 1 a 12 meses, consoante a escolha do cartão “compra única” ou “cartão comerciante”.
O que é o limite total (em valor) de um cartão MB NET Comerciante?
O limite total (em valor) de um cartão MB NET Comerciante é o montante de compras efectuadas com o cartão até ao qual o débito será autorizado. Com este limite, os utilizadores podem fazer compras de valores diferentes ao longo do total de meses que definiram, sabendo que estas não excedem o montante total definido. O limite total (em valor) é atingido no momento em que as compras perfazem o valor máximo do cartão MB NET Comerciante. A partir deste momento a validade definida deixa de ter influência no cartão, tendo em conta que o valor já foi atingido.
Qual a validade de um cartão MB NET?
Depende do tipo de cartão MB NET. No caso do cartão MB NET compra única tem o seu prazo de expiração/validade até ao último dia do mês seguinte do mês em que foi gerado. No caso dos cartões MB NET Comerciante, é o utilizador do serviço que indica a validade em número de meses que pretende para o seu cartão, até uma validade máxima de 12 meses. Terminado este prazo, o cartão fica sem efeito e já não permite realizar pagamentos. Quando introduzir este elemento no site do Comerciante, tenha sempre em atenção o formato da data que lhe é solicitada (“Ano-Mês ou Mês-Ano”).
Posso cancelar um cartão MB NET?
Sim, após a emissão de um cartão MB NET é possível cancelá-lo. Para poder cancelar o cartão temporário deverá aceder à área de LOGIN no site www.mbnet.pt, autenticar-se (identificação e código secreto) e seleccionar a opção consultar os “cartões temporários gerados”. Após a identificação do cartão a cancelar, deverá aceder à opção “Ver detalhe” e em seguida clicar no botão “Cancelar cartão”.
Caso tenha gerado o cartão MB NET através do MB WAY pode cancelar na app ao aceder a “Cartões MB NET” basta seleccionar o cartão que pretende e “Cancelar cartão”.
A operação de cancelamento de um cartão MB NET elimina o montante disponível para novos pedidos de pagamento, mas não desresponsabiliza o utilizador do serviço de qualquer compra anterior ao pedido de cancelamento. Se o cartão que pretender cancelar já estiver expirado, o botão “Cancelar cartão” ficará indisponível.
O que posso fazer para resolver a não concretização de uma operação com um cartão MB NET?
- CVV, CVC ou CSC Inválido – Deverá verificar os dados do cartão MB NET que indicou ao comerciante
- Data de Expiração Inválida – Deverá verificar os dados do cartão MB NET que indicou ao comerciante
- Montante (total ou mensal) Excedido - Verifique o montante remanescente associado ao seu cartão MB NET
- Nº operações excedido - O Cartão Compra Única destina-se a ser utilizado numa única compra. Contudo pode ter associadas até 4 autorizações.
- Saldo - Verifique o saldo da conta associada ao cartão de pagamento que utilizou para gerar o cartão MB NET
- Estado cartão - Verifique o estado do cartão de pagamento. Consulte o seu banco
- Comerciante distinto - O Cartão de Comerciante só pode ser utilizado num único comerciante. Verifique se já utilizou este cartão anteriormente noutro comerciante (verifique o detalhe das operações do seu MB NET)
- Estado MB NET - Verifique o Estado do cartão MB NET que indicou ao comerciante
- Tipo de operação - Verifique junto do seu Banco se pode realizar este tipo de operação com o seu MB NET (por exemplo, pode não ser possível realizar operações relacionadas com subscrições)
- Dados cartão - Verifique os dados do cartão MB NET que indicou ao comerciante (código de segurança, CVV,CVC,CSC, Data de Expiração) - O próprio comerciante não dar seguimento à operação. – Este erro não aparece nos MB NET. O que acontece é que a operação não surge associada ao cartão temporário. Deve validar os dados de cartão indicados ao comerciante e/ou contactar o comerciante.
- Outros motivos - Operação não autorizada. Pode tratar-se de uma indisponibilidade momentânea ou por decisão do seu Banco. Tente mais tarde ou consulte o seu Banco.
É mesmo seguro fazer pagamentos através do serviço MB NET?
Sim, o sistema MB NET cumpre todos requisitos de segurança em que todas as comunicações estão cifradas. Alerta-se, no entanto, para o facto dos computadores públicos representarem um risco maior na utilização de homebanking e meios de pagamento, pelo que sugerimos, um maior controlo das compras efectuadas com MB NET (através da opção de consultas) e uma actualização frequente do código secreto.
Como posso saber se o site do comerciante é seguro?
Seja prudente nos pagamentos através da Internet. Apesar de não ser uma garantia absoluta, verifique se a página contém o contacto do Webmaster ou da Sede. Regra geral, estes elementos significam que a página corresponde ao sítio oficial da empresa. Use o cartão apenas em sítios da Net de estabelecimentos comerciais credíveis ou quando a página tiver em certificação e utilizar sistemas de segurança (por exemplo, um cadeado no canto inferior direito do ecrã).
Proteja-se, nunca forneça dados pessoais como resposta a solicitações via email ou SMS e não siga ligações, digite directamente o endereço do site no browser.