Que cuidados de segurança devo ter?
Para prevenir eventuais fraudes por utilização indevida do seu cartão, siga os seguintes procedimentos de segurança:
- Se o cartão não for recepcionado na data prevista, avise de imediato o Crédito Agrícola;
- Aquando da recepção do cartão proceda à sua assinatura no espaço reservado para o efeito, mesmo que não tenha a intenção de o utilizar de imediato;
- Guarde o cartão num lugar seguro de modo a que não esteja acessível a terceiros;
- O cartão é pessoal e intransmissível. Não o faculte a terceiros;
- Quando receber o PIN, memorize-o e destrua-o, para que se mantenha única e exclusivamente do conhecimento do titular;
- É proibido anotar o PIN, ou, por qualquer forma, registá-lo no cartão ou em qualquer documento;
- Por comodidade e mais fácil memorização, pode alterar o PIN em qualquer Caixa Automático (ATM). Não utilize conjugações de 4 dígitos de fácil aproximação ou dedução (ano ou data de nascimento);
- Informe sempre o Crédito Agrícola da morada correcta, número de telefone da residência e telemóvel, de modo a poder ser contactado, o mais rapidamente possível, em situações de alerta;
- Qualquer alteração de morada e números de telefone tem de ser comunicada, de imediato, ao Crédito Agrícola;
- Destrua o cartão quando terminar a sua validade, ou quando receber outro com novo período de validade;
- Em viagens leve sempre consigo o número do cartão, pois, em caso de perda, roubo, extravio ou falsificação do cartão, este poderá ser necessário para o cancelamento do mesmo;
- Em caso de perda, roubo, extravio ou falsificação do cartão deverá contactar de imediato o Crédito Agrícola, através dos Contactos Urgentes, indicando sempre o número do cartão;
- No momento da marcação do PIN devem ser garantidas as condições de privacidade protegendo-se do olhar de terceiros;
- Em transacções no ATM, se este apresentar algo de invulgar ou se estiver sido alvo de vandalismo, não o utilize;
- Quando utilizar o seu cartão em estabelecimentos comerciais tenha os seguintes cuidados:
- Apresente o cartão dentro do prazo de validade, devidamente assinado;
- Como titular, tenha o cartão sempre no seu campo de visão;
- Confira, introduza o PIN ou assine a factura que lhe é apresentada, com assinatura igual à do cartão;
- Exija sempre cópia da factura/talão e guarde-a para conferir posteriormente com o extracto mensal;
- Comprove documentalmente a identificação, sempre que tal seja exigido;
- Assegure-se de que o cartão é passado apenas num único terminal;
- Só permita que uma transacção seja repetida se o terminal apresentar mensagem que identifica um problema com a transacção;
- Em terminais manuais, só assine a factura se esta estiver devidamente preenchida e nunca em branco;
- Enquanto titular, só assine uma nova factura depois da primeira ter sido destruída à sua frente;
- Só utilize o cartão para pagamentos na Internet em sites de estabelecimentos comerciais credíveis ou quando a página utilizar sistemas de segurança (cadeado no canto inferior direito do ecrã);
- Evite transmitir o número do cartão por e-mail ou por telefone;
- Mensalmente o Crédito Agrícola envia-lhe o extracto de Depósitos à Ordem e/ou do cartão de crédito com todos os movimentos efectuados com cartões de débito e/ou de crédito, que deve sempre conferir.
Em caso de urgência, quem contacto?
Em caso de furto, roubo, perda ou extravio do seu Cartão Crédito Agrícola, deverá de imediato comunicar o sucedido, contactando:
Serviço Linha Directa Crédito Agrícola (atendimento personalizado 24h/dia, 7 dias/semana):
- 213 805 660
Chamada para rede fixa nacional.
- 917 20 20 10 / 969 85 58 40 / 936 63 00 01
Chamada para rede móvel nacional.
- Linha Directa Internacional: (00) 800 11 17 11 17
Número Verde Universal (NVU) - Chamada gratuita, havendo, todavia, operadores móveis estrangeiros que cobram as chamadas para o NVU.
- 808 20 60 60
Custo 1º minuto: 0,07€ + IVA.
Custo minutos seguintes: 0,0277€/min + IVA (dias úteis das 9h - 21h) e 0,0084€/min + IVA (restantes horários).
SIBS:
- 808 20 12 51
- 213 805 585
Custo do 1º Minuto da chamada: 0,07€ + IVA.
Custo dos minutos seguintes: 0,0277€/min + IVA (dias úteis das 9:00h - 21:00h) e 0,0084€/min + IVA (restantes horários).
VISA Portugal:
- 800 81 18 24
MasterCard
Se vier a encontrar o seu cartão, não o utilize sem contactar a sua Agência ou o Serviço Linha Directa do Crédito Agrícola.
O que é a tecnologia contactless?
Com a Tecnologia Contactless pode efectuar o pagamento de compras de baixo valor - até 50,00€, sem contacto, bastando que confirme o valor a pagar e aproxime o cartão do terminal de pagamento.
Rapidez
Em transacções de baixo valor, o pagamento é efectuado em poucos segundos.
Simplicidade
Não há necessidade de andar sempre com moedas para pagamentos de baixo valor. Assim, para transacções até 50,00€, basta aproximar o cartão ao leitor específico ligado ao terminal de pagamentos, sem a necessidade de introdução do código pessoal (PIN).
Segurança
Os cartões são emitidos com a Tecnologia Contactless inactiva, e esta só fica activa após a realização de uma primeira compra, validada com código pessoal, em qualquer comerciante. Quando atingir um montante de 150,00€ em pagamentos sem utilização de código, é solicitada a introdução do código pessoal na transacção seguinte.
Nas transacções acima de 50,00€ continua a ser necessária a introdução do código.
Os cartões e os estabelecimentos comerciais aderentes estão devidamente identificados para que saiba onde pode usar esta nova tecnologia.
Medidas de Segurança para proteger as suas compras online
Mesmo não sendo possível aceder ao CVV/CVC do seu cartão sem ter tido acesso ao próprio cartão, aconselhamos as seguintes medidas:
- Não digitar o código CVV/CVC em computadores de acesso público ou em computadores que sejam também utilizados por outras pessoas;
- Não ter uma fotografia do cartão no telemóvel ou armazenada no email ou na cloud, por muito útil que ache que isso possa parecer;
- Apenas efectuar compras em sites com certificados. Para saber se o site é fidedigno, basta verificar se possui uma chave/cadeado localizado na barra de estado da página;
- Manter o antivírus do computador utilizado para o pagamento sempre actualizado, evitando, assim, uma possível infecção por spyware;
- Não revelar nunca esse número a ninguém, nem possibilitar o acesso ao seu cartão. Lembre-se que o cartão é pessoal e intransmissível;
- Aderir ao serviço 3D Secure que o Crédito Agrícola lhe proporciona gratuitamente.
Se tiver em conta estes conselhos, então, não deverá ter qualquer problema em utilizar os seus cartões para efectuar as compras desejadas e pagamentos necessários.