Que cuidados de segurança devo ter?
Para prevenir eventuais fraudes por utilização indevida do seu cartão, siga os seguintes procedimentos de segurança:
- Se o cartão não for recepcionado na data prevista, avise de imediato o Crédito Agrícola;
- Aquando da recepção do cartão proceda à sua assinatura no espaço reservado para o efeito, mesmo que não tenha a intenção de o utilizar de imediato;
- Guarde o cartão num lugar seguro de modo a que não esteja acessível a terceiros;
- O cartão é pessoal e intransmissível. Não o faculte a terceiros;
- Quando receber o PIN, memorize-o e destrua-o, para que se mantenha única e exclusivamente do conhecimento do titular;
- É proibido anotar o PIN, ou, por qualquer forma, registá-lo no cartão ou em qualquer documento;
- Por comodidade e mais fácil memorização, pode alterar o PIN em qualquer Caixa Automático (ATM). Não utilize conjugações de 4 dígitos de fácil aproximação ou dedução (ano ou data de nascimento);
- Informe sempre o Crédito Agrícola da morada correcta, número de telefone da residência e telemóvel, de modo a poder ser contactado, o mais rapidamente possível, em situações de alerta;
- Qualquer alteração de morada e números de telefone tem de ser comunicada, de imediato, ao Crédito Agrícola;
- Destrua o cartão quando terminar a sua validade, ou quando receber outro com novo período de validade;
- Em viagens leve sempre consigo o número do cartão, pois, em caso de perda, roubo, extravio ou falsificação do cartão, este poderá ser necessário para o cancelamento do mesmo;
- Em caso de perda, roubo, extravio ou falsificação do cartão deverá contactar de imediato o Crédito Agrícola, através dos Contactos Urgentes, indicando sempre o número do cartão;
- No momento da marcação do PIN devem ser garantidas as condições de privacidade protegendo-se do olhar de terceiros;
- Em transacções no ATM, se este apresentar algo de invulgar ou se estiver sido alvo de vandalismo, não o utilize;
- Quando utilizar o seu cartão em estabelecimentos comerciais tenha os seguintes cuidados:
- Apresente o cartão dentro do prazo de validade, devidamente assinado;
- Como titular, tenha o cartão sempre no seu campo de visão;
- Confira, introduza o PIN ou assine a factura que lhe é apresentada, com assinatura igual à do cartão;
- Exija sempre cópia da factura/talão e guarde-a para conferir posteriormente com o extracto mensal;
- Comprove documentalmente a identificação, sempre que tal seja exigido;
- Assegure-se de que o cartão é passado apenas num único terminal;
- Só permita que uma transacção seja repetida se o terminal apresentar mensagem que identifica um problema com a transacção;
- Em terminais manuais, só assine a factura se esta estiver devidamente preenchida e nunca em branco;
- Enquanto titular, só assine uma nova factura depois da primeira ter sido destruída à sua frente;
- Só utilize o cartão para pagamentos na Internet em sites de estabelecimentos comerciais credíveis ou quando a página utilizar sistemas de segurança (cadeado no canto inferior direito do ecrã);
- Evite transmitir o número do cartão por e-mail ou por telefone;
- Mensalmente o Crédito Agrícola envia-lhe o extracto de Depósitos à Ordem e/ou do cartão de crédito com todos os movimentos efectuados com cartões de débito e/ou de crédito, que deve sempre conferir.
Em caso de urgência, quem contacto?
Em caso de furto, roubo, perda ou extravio do seu Cartão Crédito Agrícola, deverá de imediato comunicar o sucedido, contactando:
Serviço Linha Directa Crédito Agrícola (atendimento personalizado 24h/dia, 7 dias/semana):
- 213 805 660
Chamada para rede fixa nacional.
- 917 20 20 10 / 969 85 58 40 / 936 63 00 01
Chamada para rede móvel nacional.
- Linha Directa Internacional: (00) 800 11 17 11 17
Número Verde Universal (NVU) - Chamada gratuita, havendo, todavia, operadores móveis estrangeiros que cobram as chamadas para o NVU.
- 808 20 60 60
Custo 1º minuto: 0,07€ + IVA.
Custo minutos seguintes: 0,0277€/min + IVA (dias úteis das 9h - 21h) e 0,0084€/min + IVA (restantes horários).
SIBS:
- 808 20 12 51
- 213 805 585
Custo do 1º Minuto da chamada: 0,07€ + IVA.
Custo dos minutos seguintes: 0,0277€/min + IVA (dias úteis das 9:00h - 21:00h) e 0,0084€/min + IVA (restantes horários).
VISA Portugal:
- 800 81 18 24
MasterCard
Se vier a encontrar o seu cartão, não o utilize sem contactar a sua Agência ou o Serviço Linha Directa do Crédito Agrícola.
O que é a tecnologia contactless?
Com a Tecnologia Contactless pode efectuar o pagamento de compras de baixo valor - até 50,00€, sem contacto, bastando que confirme o valor a pagar e aproxime o cartão do terminal de pagamento.
Rapidez
Em transacções de baixo valor, o pagamento é efectuado em poucos segundos.
Simplicidade
Não há necessidade de andar sempre com moedas para pagamentos de baixo valor. Assim, para transacções até 50,00€, basta aproximar o cartão ao leitor específico ligado ao terminal de pagamentos, sem a necessidade de introdução do código pessoal (PIN).
Segurança
Os cartões são emitidos com a Tecnologia Contactless inactiva, e esta só fica activa após a realização de uma primeira compra, validada com código pessoal, em qualquer comerciante. Quando atingir um montante de 150,00€ em pagamentos sem utilização de código, é solicitada a introdução do código pessoal na transacção seguinte.
Nas transacções acima de 50,00€ continua a ser necessária a introdução do código.
Os cartões e os estabelecimentos comerciais aderentes estão devidamente identificados para que saiba onde pode usar esta nova tecnologia.