1 de Setembro 2022

No caminho certo

“Percebemos que estamos no caminho certo”. As palavras são do segundo-comandante dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato, Francisco Campos, e respeitam ao prémio Dia CA Sempre Sustentável 2022. O caminho, esse, é o da sustentabilidade

O trajecto que conduziu a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato (AHBVCV) ao concurso Dia CA Sempre Sustentável 2022 começou, dois anos antes, com a aquisição de 24 painéis fotovoltaicos. Considerando o número de equipamentos ligados à energia eléctrica, o segundo-comandante Francisco Campos dá conta de que os consumos de luz do Quartel eram significativos. Daí a motivação para enveredar por fontes de energia alternativas, com o intuito de alcançar, na medida do possível, a auto-suficiência e, com isso, conseguir uma redução da despesa. E estão no bom caminho: graças à aquisição dos primeiros 24 painéis, a factura energética caiu para metade. Para esse efeito contribuiu, igualmente, a mudança de alguns hábitos: por exemplo, colocar as máquinas de lavar roupa em funcionamento apenas nas horas de maior produção energética, ou seja, as horas em que o custo do consumo baixa.

Mais recentemente, toda a iluminação foi substituída por LED. “Temos perfeita noção de que somos referência para muitas gerações, principalmente para os mais pequenos, por isso temos de dar os melhores exemplos, despertar consciências e agir em nome do Planeta”, realça o segundo-comandante. A distinção pelo Crédito Agrícola veio corroborar este sentido de dever social. Francisco Campos considera mesmo que, para uma instituição do interior de Portugal, “é uma vitória”, tendo em mente que, por vezes, é difícil passar a mensagem precisamente por se encontrarem num meio mais pequeno e com menos visibilidade.

Agora, mais certos do valor do caminho que têm percorrido, colocam o futuro na mira. O intuito é dar continuidade a esta mudança de hábitos, tendo em vista um Quartel e uma actividade cada vez mais sustentáveis. Ainda que não existam datas específicas, já estão delineadas algumas das metas que, uma vez mais alcançadas, lhes vão permitir concretizar esse propósito. Uma delas é a duplicação do número de painéis fotovoltaicos, que, de resto, já estão em fase de montagem. Outra, mais ambiciosa, é a aquisição de uma ambulância 100% eléctrica, sendo que este último objectivo requer um investimento muito avultado que a AHBVCV, sozinha, não tem capacidade de suportar. Manda a prudência que os investimentos, todos eles, serão sempre cuidadosamente medidos e sopesados, na salvaguarda das boas contas da corporação. “Queremos muito e tudo faremos para conseguir a ambulância, mas tem de ser a seu tempo e sem nunca prejudicar a vida da associação. Entretanto, o nosso compromisso com a sustentabilidade não pode parar, pelo que vamos continuar atentos a tudo quanto nos permita poupar e cuidar do ambiente”, assume o segundo-comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato.