1 de Abril 2024

Equanto

Uma empresa pioneira, em Portugal, na distribuição e produção de alimentos biológicos, vegetarianos, vegan, isentos de glúten e lactose.

Quem tem uma visão prospectiva apurada, essa intuição natural, esse dom de antecipar o futuro, corre provavelmente o risco de ser bem-sucedido. É o caso de António Reis. Em 1995, o empresário, à época com uma carteira de negócios diversificada e uma filosofia de vida bem identificada com a alimentação saudável, decidiu que o caminho teria de passar aí. Nascia, nesse ano, a Equanto*, inicialmente como distribuidor grossista de conceituadas marcas internacionais de alimentos provenientes de agricultura biológica, dispondo de um entreposto devidamente licenciado para o efeito e certificação como operador de alimentos biológicos. Evoluiu para produção própria através de duas unidades fabris, uma orientada para produtos refrigerados e congelados, a outra para produtos secos, com espaços próprios para produtos isentos de glúten. Quase trinta anos depois, o fundador é agora o chairman, estando a administração executiva entregue aos seus filhos Francisco e Daniel, numa gestão de topo profissionalizada e reforçada em 2019 com o ingresso de Rui Assis, director-geral. PME do ramo alimentar, a Equanto tem actualmente sede e instalações fabris no Núcleo Empresarial de Arruda dos Vinhos (Poly Park).

Vários são os momentos relevantes que marcam o trajecto da empresa. Em 2003, com a primeira mudança de instalações, tem início a actividade industrial, aumenta a capacidade de armazenagem em frio, surge a marca própria ViverMais e é lançado um conjunto de novidades no mercado nacional: a primeira empada biológica, a primeira sopa biológica e a primeira carne biológica. Em 2007 dá-se o lançamento da marca própria Origens Bio, hoje a verdadeira jóia da coroa no portefólio da Equanto, orientada para produtos exclusivos de origem biológica com uma oferta de qualidade e conveniência, incluindo uma linha de refeições prontas e produtos vegetarianos de produção biológica. O destaque seguinte vai para 2014, ano pontuado pela valorização da oferta de marcas representadas, com a incorporação de Joya, Montanari & Gruzza, Seitz, Fiorentini, Delizum, Verival e BioCool. O ano seguinte convocou ao rebranding de duas marcas, Equanto e Origens Bio, processo tangível no lançamento de uma linha completa de produtos biológicos que actualmente constituem uma oferta completa para todos os momentos do dia. Três anos depois, estamos em 2017, quando é lançada uma nova marca própria: Veggis, referência associada a alimentação vegetariana num contexto de oferta de qualidade e conveniência. A prova de que crescer é o verbo na empresa surge logo depois, em 2018, com nova mudança de instalações, agora tendo por cenário o Poly Park, em Arruda dos Vinhos – é fácil perceber porquê: aumento da capacidade de armazenamento de produtos ambiente e em frio positivo, com o investimento em novas câmaras de preservação, e incremento da capacidade produtiva a partir da instalação de novas linhas automáticas. Um ano depois, a família Reis não hesita, mais uma vez, em olhar em frente ao interpretar os sinais que vêm do horizonte: é a hora de investir, sem reservas, numa gestão profissionalizada da empresa, o que traz à espinha dorsal da Equanto duas novas esferas de competência sob a tutela de um director-geral e um director financeiro – ainda em 2019, aqui fica a nota, é lançada a loja online Origens Bio.

Agora, chegados a 2024, uma nova marca própria, a Why Foods, vem conferir ainda maior robustez à oferta da empresa, que se orgulha de trabalhar e partilhar com o mercado qualquer coisa como 600 referências. É obra! Francisco Reis faz questão de lembrar os primeiros tempos, quando a Equanto tinha uma capacidade industrial de 1.000 m2, agora elevados a sete vez mais. “Isso permite-nos consolidar a presença no mercado nacional e alargar os horizontes fora de portas abertos em 2016, hoje com expressão mais relevante em Espanha, Marrocos e nos PALOP, acreditando nós que, a muito breve prazo, a nossa dimensão internacional estender-se-á a mercados tão importantes como o Reino Unido, Alemanha, Holanda e Polónia”.

Para chegarmos ‘lá’, é imperativo cuidarmos de continuar a investir, a um ritmo imparável, num domínio-chave: a inovação. Tudo isso mexe e catalisa a montra de produtos com a chancela Equanto, a começar pelas marcas próprias, que representam mais de 60% do volume de negócios da empresa. “Somos muito fortes em produtos como o sal dos Himalaias, todas as referências à base de coco, já para não falar em toda a linha de cereais que fabricamos, desde as granolas proteicas e sem [ou com baixo teor de] açúcar às misturas de pequeno-almoço”, faz questão de sublinhar Daniel Reis. Palavras que são acolhidas de bom grado pelo sorriso de Rui Assis. O experiente profissional do sector que tem gosto em relevar o que representa hoje a Equanto do ponto de vista do investimento nas competências do universo de Colaboradores, nas boas práticas que percorrem o tripé da sustentabilidade e em tudo aquilo que significa, ou antecipa, o sucesso da ideia original desenhada pelo fundador. Um sucesso que, na sua leitura, “tem tudo a ver com a nossa obsessão pela qualidade”. Está tudo dito quanto se trata de democratizar a alimentação saudável.

 

*Cliente CA de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos