1 de Abril 2021

Mãos à obra com arte, corpo e alma

A produção, a feitio, de vestidos de noiva da Belo Solutions, entre os mais requisitados por marcas de topo em Portugal e no mundo, enfrentou a nova conjuntura, trazida pela pandemia, sem pousar a agulha, costurando um novo caminho, para depois voltar em força. Entretanto, lançou a marca EPISolutions. Não só garantindo, como até aumentando, o número de Colaboradoras, para investir em EPI e dispositivos médicos, numa lógica de fato à medida exacta do Cliente. Tudo feito com matéria-prima portuguesa.

 

Uma história de mais de trinta anos projectou uma empresa portuguesa de produção a feitio, na área do vestuário, para as mais requisitadas marcas do sector, a nível mundial, que cedo reconheceram na arte e no talento português um respeito pela qualidade final do produto na linha dos mais cotados mestres de filigrana... Maria de Lurdes Belo, fundadora da empresa Belo Solutions (inicialmente Têxtil Ana & Belo) começou por ser, antes desta delicada aventura, tradutora em vários países – Luxemburgo, Inglaterra e Angola. De regresso a Portugal, e já com larga experiência comercial foi convidada para gerir uma empresa têxtil. Por dominar várias línguas, são-lhe desde logo confiados, entre outros, os mercados alemão, francês e belga. Daí, nasceram contactos para a vida, prova provada de que as relações comerciais não têm data… nem prazo de validade.

Por outras palavras, quando o azimute de Maria de Lurdes se vira para o investimento no seu próprio negócio, inicialmente em sociedade, vários desses contactos vieram valorizar a carteira de Clientes da Belo Solutions*. Anos depois, decide assumir sozinha os destinos da empresa; vai para a Alemanha, junto de um Cliente de referência, adquirir know-how sobre os mais avançados conhecimentos em produção e corte. E dessa oportunidade marcante ficou-lhe a convicção de que, pelo menos neste domínio, a passagem de experiência e de conhecimento dos alemães é completamente transparente, numa lógica de que isso interessa a ambas as partes. Dito e feito. No regresso a casa, há um novo impulso, num negócio que chegou a ter cerca de 50 Colaboradoras. Mas, como diz o fado, quis o destino que uma pedra no caminho viesse travar um crescimento que se antevia sem paragens. Bruno Mesquita, o filho de Maria de Lurdes, licenciado em Engenharia Electrónica e Informática, depois de começar uma carreira na área das tecnologias de informação, decide apostar numa experiência inicial ao lado da mãe, em 2012; essa presença, lado a lado, será, entretanto, condicionada ao ser convidado para gerir uma central de compras; mas, por força de várias circunstâncias, decidiu assumir definitivamente os negócios da família uns anos depois.

E num tempo nada convidativo para qualquer investidor – a chegada da pandemia, estávamos em Março de 2020. Seja como for, o dever irrenunciável de salvar a empresa viria a falar mais alto. É então que não hesita em investir na empresa quando muitos iam abrindo insolvência ou optando pelo layoff. Nem a queda abrupta das encomendas que varreu todo o sector têxtil e de vestuário o demoveu de arregaçar as mangas e chamar a si o enorme desafio que tinha pela frente. “Investi o possível e o impossível, lançámos uma marca própria, a EPISolutions e criámos a loja online epis.store, contratando, até, mais cinco Colaboradoras! Apostámos numa linha para produção de EPI [Equipamentos de Protecção Individual] e dispositivos médicos, optando pelo fabricante número um mundial de máquinas de corte automático, Lectra, o que nos veio permitir uma extraordinária capacidade de resposta”. Em fase de mudança de instalações, a marca EPISolutions tem um portefólio de perto de uma dezena de referências [num universo de 20 já certificadas] em que as batas representam o produto-estrela. “Jamais iremos esquecer o investimento feito por parte Município de Leiria nos nossos produtos, que praticamente esgotaram o nosso stock. É preciso coragem e visão para que os decisores optem maioritariamente pela produção nacional”, faz questão de sublinhar Bruno Mesquita, acrescentando também a visibilidade e a notoriedade da campanha de responsabilidade social desenvolvida com o clube desportivo do seu distrito, Leiria, na pessoa de Armando Marques, presidente da SAD da União de Leiria. Assumindo que a actual carteira de Clientes, no âmbito da nova oferta de EPI e dispositivos médicos, é na sua maioria preenchida por Municípios, IPSS, Clínicas (em especial, na área da medicina dentária) e Universidades. “Juntámo-nos a algumas clínicas e profissionais de saúde, criando um produto à sua medida, na melhor interpretação do conceito de ‘customização’, exactamente à medida das necessidades específicas de cada Cliente”, reforça o CEO.

Aliás, desde o início, a empresa trabalha, acima de tudo, com matérias-primas nacionais. Naturalmente que a verdadeira ‘jóia da coroa’ nos trinta anos de história da Belo Solutions, a produção de vestidos de noiva, será para continuar assim que o desconfinamento vier para ficar. Numa gama em que pontificam outras referências com a qualidade reconhecida da casa, como os vestidos de gala, as blusas e por aí adiante. Não é por acaso, que marcas de renome mundial estão entre as griffes que sabem, por encomendas próprias que vêm de longe, a importância de contratar os serviços da empresa da Marinha da Guia, no concelho de Pombal. E, a avaliar pelas mais recentes solicitações, a ‘jóia’ está, a pouco e pouco, a retomar o brilho... Para alegria de Maria de Lurdes, do seu filho Bruno e das suas Colaboradoras. Juntos, eles constituem uma verdadeira família. Com todas as letras. Sempre disposta a enfrentar, unida e determinada, qualquer desafio. Assim se molda o triunfo. Num trabalho de superior qualidade, com rosto e dimensão humana. Numa dedicação de corpo e alma a um produto que, apaixonadamente, sempre pespontou o futuro no contorno do presente.

 

*Cliente do CA de Pombal